Pesquisa Ranking aponta Marquinhos e André liderando corrida ao governo do estado

You are currently viewing Pesquisa Ranking aponta Marquinhos e André liderando corrida ao governo do estado
  • Post author:

Divulgada pelo Instituto de Ranking Brasil, a nova pesquisa eleitoral, aponta o ex-prefeito da Capital, Marquinhos Trad (PSD), avançando para liderança na preferência do eleitorado sul-mato-grossense, para governar o estado a partir de 2023.

PUBLICIDADE

Os números mostram que o candidato do PSD, cresceu cinco pontos em relação a última pesquisa divulgada pelo Instituto, superando a deputada federal Rose Modesto (União Brasil), agora em terceiro lugar.  Marquinhos figura ao lado do ex-governador André Puccinelli que também desponta como um dos preferidos dos eleitores para o pleito deste ano.

Já o candidato apoiado pelo atual governador Reinaldo Azambuja, não obteve crescimento na pesquisa deixando assim, Eduardo Riedel (PSDB), na quarta colocação. Nem mesmo o apoio divulgado entre prefeitos e vereadores do estado, foi suficiente para alavancar a campanha do candidato tucano.

Conforme a pesquisa do Instituto Ranking Brasil, se as eleições fossem hoje, a decisão para saber quem seria o governador de Mato Grosso do Sul ficaria para o segundo turno.

PUBLICIDADE

A Pesquisa

Realizado com 3 mil eleitores entre os dias 2 e 6 deste mês, o levantamento tem margem de erro de 1,8% e foi registrado na Justiça Eleitoral com os números BR-01171/2022 e MS-09961/2022. É a primeira pesquisa que inclui a candidata do PT, a advogada Giselle Marques, que substituiu o ex-governador Zeca do PT.

PUBLICIDADE

Espontânea

Na espontânea, o ex-governador André Puccinelli (MDB) tem 16,60% das citações, seguido pelo ex-prefeito de Campo Grande Marquinhos Trad (PSD) com 15,20%; em terceiro está a deputada federal Rose Modesto (União Brasil) com 12,30%; em quarto lugar aparece Eduardo Riedel (PSDB) que pontuou 10,00%.

Depois aparecem, pela ordem, o deputado estadual Capitão Contar (PRTB) com 2,00%, Giselle Marques (PT) pontuou 0,50%. Outros candidatos somaram 1,00%. Brancos, nulos, indecisos, não sabem e que não responderam somam 42,40%.

Estimulada

Na primeira das simulações em consulta estimulada, André Puccinelli continua na dianteira com 21,20%, com Marquinhos Trad em segundo com 20,00%. Em seguida estão Rose Modesto (17,30%), Eduardo Riedel (15,50%), Capitão Contar (4,00%) e por último Giselle Marques (1,70%). Indecisos, votos nulos e em branco, não sabem e não responderam 20,30%.

Outros três cenários foram apresentados aos eleitores e em todos, apesar de pequenas variações percentuais, não houve mudança na classificação dos candidatos.

PUBLICIDADE

Levando em consideração a margem de erro, Andre Puccinelli e Marquinhos Trad, aparecem empatados tecnicamente na primeira colocação.

Dados da pesquisa

Para um intervalo de confiança de 95% e um tamanho de amostra de três mil entrevistas, a margem de erro máxima estimada foi de 1.8 pontos percentuais, para mais ou para menos. Estatístico responsável: Augusto da Silva Rocha, registrado no Conre 3 e no Conre 1 com o número 7655. O Instituto Ranking Brasil é registrado no Conre 1 com o número: 8561.

Veja a pesquisa completa em PDF no site:

www.rankingpesquisa.com.br

INSTITUTO RANKING BRASIL

PUBLICIDADE