Setor siderúrgico é tema de encontro de especialistas em Corumbá

Você está visualizando atualmente Setor siderúrgico é tema de encontro de especialistas em Corumbá
  • Autor do post:
  • Post publicado:4 de maio de 2022

O município de Corumbá sedia nesta quarta-feira, 4, estendendo-se até amanhã, 5 de maio, o 91º Encontro de especialistas em alto forno a carvão vegetal, promovido pela Vetorial Siderurgia. Do encontro participam representantes das principais empresas siderúrgicas do Brasil

O encontro tem como objetivo principal a troca de informações e experiências entre as empresas, bem como o compartilhamento das melhores práticas operacionais no setor de produção do ferro-gusa.

Atualmente, o setor produz no Brasil aproximadamente 7,5 milhões de toneladas ano deste importante insumo da cadeira produtiva do aço.

“A siderurgia a carvão vegetal é considerada altamente sustentável, pois utiliza o biorredutor (carvão vegetal) como matriz energética limpa e renovável, de baixa emissão de gases de efeito estufa”, explicou Mário Sousa, diretor de operações da Vetorial.

Nesse contexto, o presidente da Vetorial, Luiz Nagata, apontou que o grande desafio do setor é o de manter estruturas ambientalmente sustentáveis e ao mesmo tempo garantir competitividade do ferro-gusa nacional no mercado mundial. “O Brasil, face a adversidades como a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, torna-se relevante nesse mercado”, pontuou.

Para Gustavo Trindade Correa, presidente do Conselho da Vetorial, o momento para discutir o tema é bastante oportuno. “Saímos de uma pandemia que mexeu com a economia e com a produção em todo o mundo e hoje, nessa retomada da normalidade, é imperioso discutir as questões relacionadas ao setor da siderurgia, do qual fazemos parte há décadas”, disse.

Participam do evento representantes das maiores empresas siderúrgicas do País, como ArcelorMittal, Aperam, Gerdau Divinópolis, Gerdau Barrão de Cocais, Gerdau Sete Lagoas,  Saint-Gobain, Sinobrás, Gelf Siderurgia, Alterosa, SDS e VSB.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular