Criança de 7 anos morre vitima de picada de escorpião; segundo caso em MS

Você está visualizando atualmente Criança de 7 anos morre vitima de picada de escorpião; segundo caso em MS
  • Autor do post:
  • Post publicado:4 de maio de 2022

Mais uma criança foi vítima fatal em decorrência da picada de escorpião no estado de Mato Grosso do Sul. Desta vez, o caso foi registrado no domingo, 01 de maio, na cidade de Cassilândia, interior do estado.

De acordo com informações, João Pedro Santos Barbosa de apenas 7 anos, foi picado pelo escorpião quando colocou um capacete na cabeça. O animal que estava dentro do objeto teria atingido o pescoço da criança.

Ele teria ido até a tia com quem estava e reclamou de dores no local. Ela desconfiou do ataque de escorpião, mas ao olhar no capacete que o menino jogou no chão, não o encontrou.

No mesmo momento ela o levou ao hospital da cidade onde passou o dia internado. O estado de saúde da criança piorou e ela foi transferida para Santa Casa de Campo Grande, mas não resistiu e faleceu antes mesmo de dar entrada na unidade.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, de janeiro a abril deste ano, Mato Grosso do Sul registrou 1.089 picadas de escorpião em todo o estado.

Primeiro caso

Uma Criança de 3 anos que morreu na última sexta-feira-feira (29), após ser picada por um escorpião, brincava no quintal de casa quando foi lesionada. O acidente aconteceu em Paranaíba, cidade do interior localizada a 407 km de Campo Grande.

A menina brincava quando foi atacada pelo bicho peçonhento e avisou a mãe reclamando de dor no pé. Ela teve febre e foi medicada pelos pais, mas como não baixou a temperatura, foi levada para a Santa Casa. No hospital, a criança tomou oito doses do soro antiescorpiônico, mas não resistiu e morreu na manhã de sexta-feira.

Recomendações

Pais e responsáveis podem tomar algumas precauções para evitar a fatalidade. Autoridades de saúde recomendam que se a pessoa for picada por um escorpião ou qualquer outro animal peçonhento, ela deve procurar imediatamente uma unidade para receber o atendimento adequado.

De acordo com o informativo da CEMA (Comissão Estadual de Meio Ambiente), a prevenção é importante, com a realização de faxinas nos quintais, esconderijo escolhido pelos escorpiões.

Os animais preferem lugares úmidos e escuros. Com as altas temperaturas e umidade excessiva, eles se escondem e acabam por entrar nas residências, colocando a população humana e os animais domésticos em risco.

Dicas:

  • Usar luvas de couro para manipular lixo, entulho e material de construção;
  • Limpar terrenos baldios próximos à sua casa;
  • Colocar telas de proteção em ralos e protetores nas portas;
  • Evitar acúmulo de lixo.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular