Chamar peão de “Jôve” vira piada de mau gosto no Pantanal

Você está visualizando atualmente Chamar peão de “Jôve” vira piada de mau gosto no Pantanal
  • Autor do post:
  • Post publicado:28 de abril de 2022

A novela “Pantanal” não sai da boca do povo, está ditando comportamentos pelo Brasil e pautando as rodinhas de conversa. Em Mato Grosso do Sul não seria diferente, já que o Pantanal sul-mato-grossense é o principal cenário do folhetim global.

E parece que a representação da reação dos peões tem sido bastante fidedigna no que diz respeito às impressões sobre Joventino (Jesuíta Barbosa), o filho do patrão Zé Leôncio (Marcos Palmeira). Conforme um morador de Aquidauana, cidade onde a novela foi gravada, Jove tem sido alvo de chacota.

“Aqui já virou piada chamar os peões da região de Joventino, ninguém quer ser kkkk”, disse ele ao MidiaMAIS, optando por não ser identificado. Consultamos mais pantaneiros, que confirmaram a informação.

15022022 pantanal 055 1200x650 1
Moço da cidade causa estranhamento no Pantanal, pelo menos na novela – (Foto: TV Globo)

Segundo os moradores, jovens da roça e até mesmo crianças que não gostam de cavalo, não tocam berrante ou não se afeiçoam com a cultura pantaneira, têm sido bastante cobrados por familiares a se engajarem na “coisa”, principalmente depois que a novela enfatizou esse conflito.

“Se quer tirar sarro ou deixar um peão irritado, chama ele de Joventino pra ver, perigoso até puxar faca”, conta uma moradora, em segredo. Ninguém quis se identificar, pois a represália na região sobre esse assunto é grande.

Joventino ainda será o “rei dos peões”?

Em “Pantanal”, Joventino dá “desgosto” ao pai por não gostar dos costumes rurais e ser um moço da cidade. Ele não come carne, se veste diferente, foge de briga e é apontado a todo momento como um “frozô” pelos pantaneiros.

image 5 edited.jpg
Imagens já mostram Jove como peão

O jeito mais delicado, aliado à inicial aversão às tradições, faz os personagens rirem do mesmo e de Zé Leôncio. A atitude da peonada da novela, pelo visto, tem se repetido na vida real, e envolvendo o nome do protagonista da trama: Joventino.

Mas essa chacota está com os dias contados. Se o remake repetir a história original, Jove se tornará o peão dos sonhos do pai e comandará aqueles que um dia riram dele, fugindo da aceitação por parte de todos quanto a seu jeito de ser, que será transformado no decorrer da trama.

Na avaliação de alguns especialistas em novela, a abordagem em “Pantanal” é homofóbica, já que, ao que parece, a intenção é mostrar a transformação de Jove em um “macho de verdade”, ignorando seus costumes e princípios adquiridos em toda uma vida ao lado da família materna no Rio de Janeiro.

image 5 1 edited.jpg 1
Possível visual de Jove quando se tornar peão já está sendo comparado ao desenho Toy Story – (Foto: @remakepantanal)

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular