Eleitores têm menos de 15 dias para regularizar e emitir título de eleitor

Você está visualizando atualmente Eleitores têm menos de 15 dias para regularizar e emitir título de eleitor
  • Autor do post:
  • Post publicado:21 de abril de 2022

Eleitores têm 14 dias para regularizar título de eleitor e emitir a primeira via a tempo de votar nas eleições de 2022. Conforme o calendário do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em 4 de maio, também será o último dia para solicitação de operações de alistamento, transferência e revisão, por exemplo.

O prazo contabiliza 151 dias antes do pleito eleitoral, marcado para 2 de outubro. Neste ano, os eleitores escolherão presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Os eleitos vão tomar posse em 1º de janeiro de 2023.

Como o eleitor emite o título?

A regularização do título de eleitor pode ser feita no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O prazo também vale para os eleitores pedirem a primeira via do documento para votar pela primeira vez, fazer a transferência de local de votação ou a atualização de dados pessoais.

Para acessar medidas de regularização, procure a aba ‘serviço ao eleitor’, do lado direito, no site https://www.tse.jus.br/.

Já a emissão da primeira via do título de eleitor ou a regularização do documento podem ser feitas por meio do sistema do TSE, o Título Net.

Para utilizar o serviço, é necessário ter os seguintes documentos em mãos e seguir o passo a passo:

  • 1. Documento oficial de identidade com foto (frente e verso).
  • 2. Comprovante de residência recente (no caso de transferência, prazo mínimo de três meses de residência no novo endereço).
  • 3. Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (quando houver débito).
  • 4. Comprovante de quitação do serviço militar, para o alistamento, sendo o requerente do sexo masculino (exigência para quem completar 19 anos no ano da solicitação do requerimento).

Os eleitores precisam também fazer uma selfie segurando, ao lado de sua face, o documento oficial de identificação, com o lado que contenha a foto voltado para a câmera. É proibida a utilização de qualquer adereço, vestimenta ou aparato que impossibilite a completa visão de sua face, tais como óculos, bonés, gorros, entre outros.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular