Vereadora solicita criação de casas de parto normal em Corumbá

No momento, você está visualizando Vereadora solicita criação de casas de parto normal em Corumbá
  • Autor do post:
  • Post publicado:13 de abril de 2022
FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare

A vereadora Raquel Bryk está solicitando à Prefeitura, a criação e implantação dos chamados centros ou casas de parto normal em Corumbá, para atender mulheres de forma gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), durante o pré-natal, parto e acompanhamento de mães e bebês no pós-parto.

O pedido foi feito direto ao prefeito Marcelo Iunes por meio de indicação apresentada durante sessão de ontem, terça-feira, 12, do Poder Legislativo corumbaense.

Ela explicou que esses centros ou casa, têm por finalidade prestar atendimento humanizado e de qualidade exclusivamente ao parto normal sem qualquer perturbação ou intervenção desnecessária no bom andamento do parto.

Cita que estes locais funcionariam de maneira a complementar as unidades de saúde existentes e organizar no sentido de promover a ampliação do acesso ao parto normal, do vínculo e do atendimento humanizado a atenção ao parto e ao puerpério.

Em sua justificativa, Raquel destacou que o número de cesárias no Brasil contraria todas as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), que aponta um índice de 55,6% quando a taxa recomendada é de, no máximo, 15%. No setor privado o número cesárea é de 88%.

“O Ministério da Saúde instituiu a Rede Cegonha desde 2011, com objetivo de mudar o modelo de atendimento obstétrico praticado no país. Buscando abolir práticas obstétricas violentas e desnecessárias”, destacou em sua justificativa.

Continuou ressaltando que “em 2016, foi publicada a Diretriz Nacional de Assistência ao Parto Normal, com ênfase em promover, proteger e incentivar o parto normal; resgatar as características naturais e fisiológicas do parto e do nascimento”.

O objetivo do Ministério da Saúde foi justamente para reduzir os altos índices de intervenções desnecessárias, os altos índices de mortes maternas, os casos de depressão pós-parto em decorrência da violência obstétrica.

HOMENAGEM

Na sessão de ontem, a Raquel teve um requerimento aprovado por unanimidade pelos demais pares da Casa de Lei, e, que homenageia com Moções de Congratulações, as senhoras Maria Aparecida Campos e Cleise Gomes Fonseca, pelos relevantes serviços prestados à comunidade.

“Elas não mediram esforços para que, mais uma vez, fosse realizado o curso de Guia de Pesca no Distrito de Albuquerque”, destacou, citando que, com o apoio da Marinha do Brasil e comerciantes locais, 29 participantes puderam garantir a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), e são agora Marinheiros de Convés.

INFRAESTRUTURA

Ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Ametlla, Raquel Bryk solicitou serviços de recuperação do pavimento asfáltico da Rua Major Gama, trecho entre as ruas Cabral e Dom Pedro, no centro e no Bairro Nossa Senhora de Fátima, e da Rua João Afonso, no Bairro Centro América.

Requereu a recuperação do pavimento da Alameda Piratininga, no Bairro Cristo Redentor, inclusive com a instalação de um redutor de velocidade para evitar acidentes; bem como serviços de limpeza da Alameda Mirella Dobes, no Bairro Jardim dos Estados.

FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare