Vereadora pede reforço em policiamento para acabar com ‘rachas’ no anel viário

No momento, você está visualizando Vereadora pede reforço em policiamento para acabar com ‘rachas’ no anel viário
  • Autor do post:
  • Post publicado:30 de março de 2022

A vereadora Raquel Bryk está buscando junto às autoridades locais, a adoção de medidas necessárias para acabar com o excesso de velocidade no anel viário (BR-262), área urbana de Corumbá, que tem causado grandes preocupações aos moradores, principalmente pedestres que circulam pelo trecho à noite.

Esta semana, durante sessão da Câmara, Raquel informou que veículos estão trafegando em alta velocidade, praticando inclusive ‘rachas’ e exibições de manobras arriscadas por parte de motoqueiros, tirando o sono das famílias residentes nas imediações do Anel Viário.

Para evitar o pior, a vereadora fez um pedido aos responsáveis pela Agência Municipal Trânsito e Transporte, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e também pela Guarda Municipal, solicitando um reforço na sinalização, ação de conscientização, blitz educativa ou ronda policial no perímetro de circulação de veículos do trecho urbano do anel viário.

“Isso é necessário para garantir maior segurança aos pedestres, especialmente às crianças, idosos e animais, para acabar de uma vez por todas com os acidentes naquela região”, observou.

Segundo a vereadora, no trecho da Rua 21 de Setembro, Bairro Jardim dos Estados, entre a Rua Santa Catarina e a Escola Municipal Almirante Tamandaré, mesmo com placas de sinalização, muitos veículos trafegam em alta velocidade desrespeitando totalmente as sinalizações de trânsito.

“Acabam provocando acidentes que causam lesões gravíssimas nos envolvidos, prejuízos materiais e financeiros em decorrência de invasão de veículos nas residências e além do histórico de inúmeras vítimas fatais”, ressaltou.

“Mais uma vez, moradores vêm denunciando que, a região tem se tornado um verdadeiro pesadelo com constantes rachas e exibições de manobras arriscadas por motoqueiros, consumo de bebidas alcoólicas e perturbação do sossego com equipamentos de som, especialmente nos feriados e finais de semana”, reforçou.

raquel bryk 4
Vereadora Raquel Bryk (Progressistas)

Raquel, em sua justificativa, lembrou que a Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS), realizou a 3ª Conferência Mundial sobre Segurança Viária no final de fevereiro de 2020, onde 140 países, incluindo o Brasil, assinaram a Declaração de Estocolmo, se comprometendo a reduzir os óbitos no trânsito pela metade até 2030, e subscrevendo uma série de medidas, como a de reduzir os limites de velocidade a 30 km/h em áreas compartilhadas por usuários vulneráveis e veículos automotores.

“São mais 1,35 milhão de mortos por ano, nos acidentes de trânsito no mundo que podem ser evitados, já que ocorrem por culpa dos condutores de veículos automotores, ou seja, é um problema comportamental e que pode e deve ser corrigido com educação”, citou.

“Nesse sentido, cabe a nós Poder Público, tomar medidas concretas para a efetivação da Declaração de Estocolmo para melhorar a educação no trânsito de Corumbá, para evitar problemas como os que estão ocorrendo no anel viário, bem como na região de fronteira, visto que muitos veículos do país vizinho circulam diariamente nas ruas da cidade”, enfatizou.

MOTOTAXISTA

Raquel Bryk solicitou ainda à Agetrat, a republicação do edital que trata da regularização dos serviços de mototáxis na cidade, em atendimento a reivindicação dos profissionais que trabalham no setor de transporte individual de passageiros. A vereadora disse que a categoria alega a necessidade de um novo prazo para a regularização dos serviços, visto que, o prazo anterior foi muito curto, conforme informações dos próprios mototaxistas.

MAIS SERVIÇOS

À Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, a vereador requereu a realização de serviços de recuperação do pavimento asfáltico da Rua João Afonso, trecho entre as ruas Geraldino Martins de Barros e Ladário, para melhorar as condições de tráfego; serviços de limpeza no entorno do Lar de Ismael, para eliminar o mato que impede o tráfego de pedestres pela calçada, sem contar com lixo e entulho existentes no local.