O GRETAP-MS (Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal) esteve, na manhã desta quarta-feira (10), na região do Passo do Lontra, no Pantanal sul-mato-grossense, atingida por incêndios florestais desde a tarde de terça-feira (8). No local, além de animais carbonizados, foi encontrado um ninho de jacaré, com vários ovos que acabaram “cozidos” pelas chamas.
O biólogo Sérgio Barreto, do IHP (Instituto Homem Pantaneiro), uma das instituições que integra o Gretap, afirmou que, no local, o ambiente ainda estava muito quente.
“Apesar dos bombeiros terem apagado os focos, o solo ainda está muito quente aqui. Encontramos um jacaré, que, provavelmente, é uma fêmea. Ela foi encontrada a cerca de três metros do ninho, que estava com vários ovos. Certamente, não quis deixar o ninho na hora em que as chamas se aproximaram”, relatou.
A visita do Gretap à região é para fazer um levantamento do número de animais atingidos e também prestar socorro, se necessário. O grupo é formado por 10 instituições que trabalham em prol da fauna. A ação contou com o apoio da World Animal Protection.
GRETAP-MS
O GRETAP-MS é formado pela Semagro, Imasul, CRMV-MS, UCDB, Ibama, Instituto Tamanduá, IHP, Fundação Municipal do Meio Ambiente de Corumbá, UFMS, PMA e Corpo de Bombeiros.
O grupo surgiu da necessidade da atuação de profissionais na área de Resgate Técnico Animal durante as queimadas que atingiram o Pantanal em 2020. Naquele ano, a equipe atendeu 102 animais diretamente com cuidados veterinários, translocação ou assistencialismo direto, além dos inúmeros animais que receberam assistencialismo indireto por meio dos pontos de alimentação. Todo o trabalho realizado só é possível graças às doações recebidas.
Incêndio no Pantanal
O incêndio na MS-184, na região do Passo do Lontra, começou na tarde de terça-feira (8). Além da brigada da fazenda BrPec, o Corpo de Bombeiros atua na contenção dos focos. Até a manhã de hoje, alguns focos permaneciam na região. As margens da Estrada Parque foram atingidas pelas chamas.