Sebrae mapeia ecossistema de inovação de Corumbá

Você está visualizando atualmente Sebrae mapeia ecossistema de inovação de Corumbá
  • Autor do post:
  • Post publicado:7 de março de 2022

Entre os dias 07 e 11 de março, o Sebrae/MS estará em Corumbá para reunir-se com lideranças e setores que contribuem com a inovação na região do Pantanal. Esses encontros técnicos servirão para mapear o ecossistema de inovação do município.

A ação integra etapa do Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal, que visa reduzir o impacto das queimadas na economia local nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e ajudar a desenvolver setores produtivos, como turismo, pecuária, agricultura familiar, entre outros.

Luciene Mattos, analista técnica do Sebrae/MS, explica que as reuniões agendadas em Corumbá ao longo de toda a semana vão contribuir para o trabalho de buscar inovação para diferentes áreas profissionais que atuam diretamente no ambiente do Pantanal, bem como nessa região fronteiriça com a Bolívia.

Publicidade

99

“O tema inovação é transversal e envolve diferentes setores atuando em conjunto. Vamos buscar o que cada uma das lideranças, os setores tecnológicos e de pesquisa da cidade podem contribuir com quem quer empreender ou quem já está atuando na região do Pantanal. Buscar também pesquisas que já existem. Vamos criar o diálogo entre essas partes para gerar inovação que tanto a iniciativa privada, como o poder público precisam”, explica Luciene Mattos.

Ainda segundo a analista, esse mapeamento resulta na possibilidade de as lideranças locais terem estrutura para construção de um planejamento de inovação para os próximos anos de Corumbá.

Essas ações estão alinhadas com o Pró Pantanal, que procura promover a inovação no território pantaneiro, por meio da dinamização das atividades econômicas e do estímulo a novos negócios. A criação de um ambiente que permite promover o trabalho conjunto dos setores produtivos com o ecossistema de inovação permite, também, o surgimento de novos empreendimentos inovadores, que podem atender necessidades ainda com carência na região pantaneira.

No mapeamento, serão visitadas entidades do município que podem potencializar a competitividade local e o desenvolvimento tecnológico para atividades econômicas que já estão sendo realizadas. São exemplos dessas entidades as universidades, institutos tecnológicos, setor público, comitês que conglomeram empresas do Brasil e Bolívia.

Sobre o Pró Pantanal

Para desenvolver o empreendedorismo do Bioma Pantanal, o Pró Pantanal busca identificar oportunidades inovadoras e de acesso aos mercados nacional e internacional, atuando em redes de transformação do ambiente de negócios e do território por meio da cooperação e fortalecimento da governança nas comunidades e instituições que atuam no Bioma Pantanal.

O objetivo final é elevar a competitividade e produtividade dos pequenos negócios do turismo, agronegócios e economia criativa com base na inovação e tecnologia. O programa também contempla o apoio à prevenção e combate a incêndios florestais, atuando em consonância aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

O Pró Pantanal está em desenvolvimento na região de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso desde 2021. Já foi realizado um mapeamento da situação de setores produtivos ao longo do bioma e novas fases agora entram em execução.

  • As informações são da Ascom Sebrae