Ano letivo inicia nesta quinta em 204 unidades escolares de da REME de Campo Grande

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  • Post publicado:3 de março de 2022

A Rede Municipal de Ensino (Reme) inicia as aulas nesta quinta-feira (3), em todas as 204 unidades escolares de ensino fundamental e nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis). A organização para o retorno 100% presencial dos alunos incluiu ações de desinfecção e limpeza, além da acolhida aos profissionais da educação, ações de atualização pedagógica, entrega de novos conjuntos escolares, materiais de biossegurança e de mais de 332 toneladas de alimentos para a merenda escolar.

“Estamos voltando com as aulas hoje, com a parte física das escolas em dia, tudo arrumado, para receber os alunos e também os trabalhadores da educação, que atuaram para garantir esse retorno seguro. Merenda, uniforme, biossegurança, tudo certo. É só chegar e estudar”, afirmou o prefeito Marquinhos Trad.

A preparação para o retorno presencial incluiu a desinfecção de todas as escolas durante o período de férias, além da distribuição de itens de limpeza e biossegurança, 1,5 mil novos conjuntos escolares (de mesa e cadeira), e algumas unidades tiveram ações de reparos e pintura. Para receber as crianças, as equipes das escolas usaram a criatividade deixando os ambientes lúdicos.

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Retorno às aulas presenciais seguem os critérios e medidas de biossegurança

As paredes e o chão foram decorados com pinturas interativas e brincadeiras – amarelinha é a preferida da criançada -, as salas de aula também foram preparadas, e em algumas unidades as hortas estão prontas para a participação dos alunos no plantio de hortaliças e vegetais.

“Nós observamos a dedicação das equipes de cada unidade, na preparação, limpeza, deixando tudo pronto para os alunos. É um trabalho importante e de excelência. Durante a pandemia as escolas e os profissionais da educação não pararam. E agora, no retorno presencial, vamos continuar atuando para bem atender os estudantes”, afirmou a secretária Municipal de Educação, Elza Fernandes.

Merenda

Uma das maiores logísticas para o retorno presencial das aulas da REME é a distribuição da merenda. Para atender todas as unidades urbanas e rurais, inclusive nos distritos de Anhanduí e Rochedinho, a entrega dos alimentos não perecíveis – arroz, feijão, óleo, extrato de tomate, sal, açúcar, macarrão, farinha, aveia, leite em pó, biscoitos e outros itens -, e os congelados – carne e polpas de suco -, começou em janeiro.

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140 toneladas de alimentos foram destinados para as unidades escolares da Capital

A partir de hoje (3) as escolas também vão receber os produtos perecíveis diretamente da agricultura familiar, frutas, legumes e verduras. São 140 toneladas de alimentos secos, 45 toneladas de produtos congelados e 147 toneladas de hortifrúti, garantindo merenda de qualidade e sem faltar em todas as unidades escolares da Reme.

A cada mês são preparados, pela equipe técnica de nutricionistas da Superintendência de Alimentação Escolar (SUALE), 42 cardápios diferentes da merenda escolar para  a respeitar as referências nutricionais, os hábitos alimentares, além da sazonalidade e diversificação agrícola da região na alimentação saudável adequada. Também são observadas as necessidades das crianças com alergia, intolerância e diabetes, com alimentos específicos sem glúten, lactose, entre outros. Durante o período de férias foram realizadas visitas técnicas e treinamentos para as merendeiras.

Valorização da Vida

O programa “Valorização da Vida”, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), atendeu aproximadamente 4 mil trabalhadores da educação no período de férias escolares, por meio de vivências, acolhidas e palestras, em preparação ao retorno presencial das aulas. O “Valorização da Vida” atua na prevenção ao suicídio, automutilação, além de prestar atendimento em casos de abuso, depressão e outras doenças relacionadas. Para o retorno das aulas, o foco foi a preparação das equipes pedagógicas e administrativas, para bem receber os alunos de forma presencial desde o início do ano letivo, pela primeira vez após o início da pandemia.

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