Corumbá (MS)- A operação de remoção da embarcação que naufragou no Rio Paraguai no dia 15 de outubro de 2021, e resultou na morte de sete pessoas, foi concluída nesta terça-feira, 01 de março.
O barco-hotel Carcará foi retirado do local do acidente e levado para um estaleiro, onde os proprietários deverão decidir o que fazer com a estrutura.
A ação contou com o envolvimento de mais de 20 pessoas além do uso de equipamentos como cabos de aço e rebocadores.
Os trabalhos foram autorizados e fiscalizados pela Marinha do Brasil por meio da Capitania Fluvial. Um processo administrativo também foi instaurado para apurar as circunstâncias do acidente.
A embarcação que tem seis metros de altura e 23 metros de comprimento, começou a ser removida no dia 01 de dezembro, 47 dias após o naufrágio.
O naufrágio
De acordo com informações oficiais divulgadas pela Marinha do Brasil e Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, o barco-hotel (Carcará), retornava para Corumbá quando foi subitamente surpreendido por rajadas de vento que alcançaram até 45 quilômetros por hora.
A embarcação emborcou junto com toda tripulação e turistas. Alguns conseguiram nadar até uma das margens do rio enquanto outras se seguravam nas laterais do barco naufragado e outras sobre o casco da mesma à espera de socorro.
Os turistas, segundo informou o Corpo de Bombeiros, seriam da cidade de Rio Verde em Goiás.
Corumbá sofreu com a forte tempestade que atingiu a cidade na tarde de sexta-feira (15). A chuva e rajadas de ventos derrubaram árvores, destelhou casas e causou a interrupção da energia elétrica em diversos bairros além da queda nos serviços de telefonia e internet.