Militar morto em treinamento do Exército em Aquidauana relatava rotina exaustiva à mãe

Você está visualizando atualmente Militar morto em treinamento do Exército em Aquidauana relatava rotina exaustiva à mãe
  • Autor do post:
  • Post publicado:18 de fevereiro de 2022

O aspirante a oficial do Exército Brasileiro, Edilsio Morais da Silva Filho, 18 anos, que morreu na última quarta-feira (16), após uma sequencia de atividades físicas no 9º Batalhão de Engenharia de Combate de Aquidauana, relatou à família, através de aplicativo de mensagens, a rotina exaustiva e punições que sofreu durante os 3 dias em que permaneceu no batalhão.

O jovem foi aprovado na seleção para o curso de oficias temporários do NPOR (Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva) e ingressou no serviço militar na segunda-feira (14) e, desde o primeiro dia, foi submetido à exaustão física e punido por um pequeno atraso.

militar morreu Treinamento do Exército
Militar fazendo redação com ajuda de lanterna. (Foto: Leitor Midiamax)

Segundo o tio, Jean Ricardo Brites de Assunção, o sobrinho fazia as atividades exaustivas dentro do pelotão. O rapaz teria sido punido por atrasar cerca de 10 minutos para início do exame no primeiro dia de treinamento.

“Com essa punição, no fim do treinamento do dia, ele teve que fazer uma redação, em vez de descansar. Ele falou com a mãe dele 1h da madrugada e contou como foi o dia. Ele disse: ‘mãe, vou dormir porque preciso levantar 3h para fazer faxina’. Ele falava com ela porque pediu ajuda de alguma ideia na redação”.

morte militar1 Treinamento do Exército

Ele também relata que a vítima ressaltou sobre os exercícios exaustivos na semana. “Ele falava que treinavam debaixo do sol e no calor. Ou seja, se desde segunda-feira ele estava sem descansar e no outro ‘ralava’ (expressão para trabalho árduo), ele não descansou nada, o corpo não aguentou”, desabafa.

Conforme o laudo médico, o rapaz sofreu uma arritmia cardíaca causada por desidratação. O velório foi feito na manhã desta quinta-feira (17).

morte militar2 Treinamento do Exército

Em nota, a comunicação do Comando Militar de Mato Grosso do Sul informou que o aluno do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva realizava, junto com outros 19 alunos e a equipe de instrução, um treinamento físico militar já previsto no quadro de trabalho. Ao final da corrida, o aluno do NPOR começou a passar mal e foi prontamente levado ao Hospital Regional da cidade de Aquidauana, onde veio a falecer.

Ainda de acordo com a assessoria, as circunstâncias serão apuradas em Inquérito Policial Militar que já foi instaurado.

O caso foi registrado como morte a esclarecer na delegacia da Polícia Civil do município.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular