Corumbá (MS)- Mais uma vez a administração da Santa Casa de Corumbá é alvo de críticas de trabalhadores de enfermagem, que aguardam até esta quinta-feira, 10 de fevereiro, o pagamento dos salários referente a janeiro de 2022.
De acordo com informações do SIEMS, a categoria denuncia o descaso do Hospital que até o momento não apresentou previsão para o pagamento.
A falta de respeito com os profissionais de saúde, que até hoje atuam na linha de frente no combate ao novo Coronavírus, levou a categoria a mobilizar na próxima segunda-feira, 14 de fevereiro, um movimento grevista para cobrar os diretos aos salários. A concentração está programada para ocorrer as 07 horas da manhã na frente do hospital.
O presidente do SIEMS, Enfermeiro Lázaro Santana, destaca que a informação é de que a Prefeitura Municipal não efetuou o repasse, ao hospital.
“Não é a primeira vez que o atraso acontece. A Enfermagem merece respeito, são chefes de famílias com seus compromissos financeiros. Tanto o município quanto hospital, devem se organizar para evitar situação que tanto prejudica aqueles que se dedicam para salvar vidas. Os profissionais estão passando por momentos difíceis e isso é inadmissível”, ressalta.
Greve
O sindicato busca diálogo e junto à categoria estão mobilizando para que o salário seja pago urgentemente.
“Não há possibilidades de a categoria continuar as atividades se nada for feito, sabemos como está a economia do país, não tem possibilidades de continuarem sem receber seus salários. Por isso, alertamos a população sobre a possibilidade de greve e até mesmo pedimos o apoio da sociedade, estamos cobrando apenas um direito”, destaca o presidente.
Santa Casa de Corumbá
A reportagem do Folha MS tentou contato com a administração do Hospital, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria e se mantém a disposição para publicação do posicionamento da unidade.
Em contato com o secretário municipal de Saúde, Dr. Rogério Leite, o atraso ocorreu por parte do repasse que é realizado pelo governo federal e estadual
Rogério explicou que por volta das 09h30 da manhã desta quinta-feira (10), foi o sistema acusou o recebimento deste repasse que deverá ser encaminhado para Santa Casa ainda hoje e a partir dai efetuado pela administração hospitalar o devido pagamento.
O secretário afirmou ainda que o município aguarda a efetuação do repasse por parte do Governo do Estado que deve ser feito até o dia 15 deste mês.
Reincidência
Esta é a segunda vez que profissionais de enfermagem precisam recorrer a medidas extremas para terem os direitos salariais pagos pelo município nos últimos sete meses.
Em junho de 2021, um movimento grevista foi iniciado em plena pandemia, com a presença do sindicato da categoria que recebeu denúncias de atraso de dois meses nos salários, apesar da unidade ter recebido mais de R$ 13 milhões de reais em repasses destinados ao combate da covid-19.
Em dezembro de 2021, a Câmara Municipal efetuou a devolução de mais de um milhão de reais referente ao duodécimo com a sugestão de que o empenho referente ao valor fosse destinado ao setor da saúde.