Preso em Corumbá, boliviano acusado de corrupção na Bolívia está com Covid-19

Você está visualizando atualmente Preso em Corumbá, boliviano acusado de corrupção na Bolívia está com Covid-19
  • Autor do post:
  • Post publicado:3 de fevereiro de 2022

O boliviano Antônio Parada Vaca, preso em Corumbá pela acusação de liderar rede de corrupção que desviou milhões da prefeitura de Santa Cruz de La Sierra, permanece no presídio da cidade após contrair covid.

Vaca foi preso no dia 25 de janeiro, na PF (Polícia Federal) em Corumbá, a 419 quilômetros de Campo Grande. A detenção aconteceu quando ele foi à polícia buscar documentos relacionados ao pedido de refúgio, solicitado em dezembro de 2021.

Inicialmente, a intenção das autoridades policiais era fazer a extradição com celeridade.

Segundo jornal El Deber, exame realizado no dia 31 de janeiro atestou positivo para covid-19. O boliviano foi retirado do convívio dos presos e isolado. Ele apresenta sintomas leves e conforme informações da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) publicado pelo El Deber, recebendo tratamento.

O caso

Conforme apurado pela reportagem do Folha MS o detido é procurado pela Justiça Boliviana, acusado de, junto com seu irmão, ser um dos responsáveis por fraudar sistema de informação na Prefeitura de Santa Cruz de La Sierra com objetivo de auferir ganhos ilícitos.

O irmão do detido, já havia sido preso no Panamá, em dezembro do ano passado, após divulgação de alerta vermelho pela Interpol. Segundo apurado pela reportagem, ele teria sido detido logo após a retirada do valor de U$ 10 mil dólares de uma conta que mantinha no país e pretendia seguir viagem para os Estados Unidos.

A prisão do foragido foi possível graças à troca de informações entre os policiais federais de Corumbá, a Adidância da PF na Bolívia, o escritório central da Interpol em Brasília e do Centro de Cooperação Internacional localizado na Polícia Federal no Rio de Janeiro.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular