Evander sugere construção de banheiros ecológicos para ribeirinhos no Pantanal

Você está visualizando atualmente Evander sugere construção de banheiros ecológicos para ribeirinhos no Pantanal
  • Autor do post:
  • Post publicado:3 de fevereiro de 2022

Promover uma melhor qualidade de vida e condições mais dignas de saneamento para população ribeirinha que vive às margens dos rios que permeiam o Pantanal Sul-Mato-Grossense.

Este é o objetivo da proposta apresentada pelo deputado Evander Vendramini (Progressistas), ao Governador do Estado Reinaldo Azambuja, com cópia autônoma ao Senhor Eduardo Correa Riedel, Secretário de Estado de Infraestrutura, e ao Senhor José Eduardo Barbosa Rocha, Secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, e ao Senhor Walter Caneiro Junior, Diretor[1]presidente da Sanesul, solicitando estudos técnicos e de viabilidade econômico-financeira para implementação de um programa social de construção de banheiros ecológicos e lavanderia de alvenaria no modelo palafita com bomba de captação de água dos rios, e saneamento básico (tratamento de água) para os Ribeirinhos dos rios do Pantanal, Paraguai e afluentes.

Em sua justificativa, o parlamentar argumentou que a implantação do banheiro ecológico, saneamento descentralizado, em regiões com alagamentos sazonais necessitam de adaptações especiais, como a deposição de dejetos em recipientes impermeáveis instalados, acima do solo e fixo por hastes, de modo que o movimento das águas não permita o extravasamento dos dejetos.

banheiro ecologico2
Banheiros ecológicos conferem mais dignidade aos ribeirinhos e preserva o meio ambiente

Nele não se utiliza água para diluição dos dejetos, apenas, para a higienização das mãos. No meio rural a distribuição dispersa das populações impossibilita a implantação de sistemas centralizados de coleta e tratamento de esgoto, ocasionando contaminação de recursos hídricos.

“Nos rios do pantanal, devido à inexistência de um programa de saneamento básico, os ribeirinhos utilizam banheiros construídos à beira, ou sobre os rios. Nesse sistema, fezes e urina são lançadas diretamente no rio, ou sobre o solo, carreados pelas águas da chuva ou pelo ciclo das marés. Sem tratamento, os efluentes contribuem para a contaminação dos recursos hídricos, proliferações de vetores e doenças. É também uma fonte de contaminação para os animais domésticos, que circulam livremente embaixo dos banheiros em busca de alimento”, destacou o parlamentar.

deputado evander
Proposto foi apresentada nesta quarta-feira (2)

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular