O Instituto Moinho Cultural Sul-Americano está com o prazo aberto para a rematrícula das crianças e adolescentes que já participam da formação. As vagas devem ser confirmadas até o dia 4 de fevereiro (sexta-feira).
A rematrícula deve ser feita exclusivamente por telefone, no número (67) 99988-4338 (Núcleo Social). Os participantes que não tiverem a rematrícula confirmada neste período perdem a oportunidade de continuar na formação do Moinho Cultural.
O período de inscrições de novos participantes será aberto a partir do dia 7 de fevereiro (segunda-feira). Podem participar da seleção crianças de 6 a 8 anos de idade, residentes em Corumbá, Ladário ou Bolívia. A formação do Moinho Cultural dura até oito anos e, neste período, crianças e adolescentes têm contato com música, dança, literatura, entre outras manifestações artísticas.
A inscrição de novos participantes será feita pelo site do Instituto e terá dois botões, português e em espanhol. Neste ano, serão disponibilizadas 40 vagas. Os interessados podem acompanhar as redes sociais do Moinho Cultural, onde será disponibilizado o link direto para o site ou acessar https://www.moinhocultural.org.br/.
O Instituto Moinho Cultural Sul-Americano
Localizado em Corumbá-MS, o Instituto é uma OSC que oferta para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social de Corumbá, Ladário, Puerto Suarez e Puerto Quijarro, aulas de dança, música, tecnologia e informática; além de serviço de convivência e fortalecimento vínculo entre instituição, família, escola e participante, formação de intérpretes criadores para jovens e adultos, com a Companhia de Dança do Pantanal, Orquestra de Câmara do Pantanal e Núcleo de Tecnologia. Sua missão é diminuir a vulnerabilidade social na região de fronteira Brasil-Bolívia, por meio do acesso a bens culturais e tecnológicos.
Em 2020, o Moinho foi reconhecido pelo Instituto Doar com o Selo A, qualificando-se como organização certificada. Este reconhecimento legitima e destaca o profissionalismo e transparência da OSC, tendo como objetivo incentivar ainda mais a cultura de doação.
Em 2022 o Moinho Cultural completa 18 anos e já conta com o patrocínio máster via Lei de Incentivo Cultural do Instituto Cultural Vale, bem como, patrocínio do Itaú, VISA, BTGPactual, BRINKs Comper e Hinove, a parceria da J.Macêdo e FecomércioMS-SESC e Itaú Social, parceria institucional da Fundação de Cultural de Mato Grosso do Sul, Prefeitura de Corumbá, Prefeitura de Ladário, Prefeitura de Puerto Suárez, Prefeita de Puerto Quijarro, Instituto Homem Pantaneiro, IFMS, UFMS, Acaia Pantanal e outros doadores pessoa física e jurídica.