No último domingo (23/1), o vereador Renato Oliveira (MDB), presidente da Câmara Municipal de Embu das Artes, na Grande São Paulo, foi preso após uma confusão na piscina de um condomínio em Curicica, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Segundo relato de testemunhas no local, Renato teria ofendido moradores e um funcionário com frases racistas. No vídeo, que circula pelas redes sociais, um Policial Militar precisa entrar na piscina para segurar o vereador, enquanto o homem discute usando palavrões e dizendo que não fez nada.
Outro PM ajuda a retirar o vereador da piscina e ele é levado para fora da área de lazer. A ação foi aplaudida pelos moradores.
Segundo o g1, a Polícia Militar informou, por meio de nota, que o vereador resistiu à prisão e foi conduzido para a 32ª DP, onde foi autuado por injúria, preconceito e resistência à prisão.
PM entra em piscina de condomínio no Rio para deter vereador de SP https://t.co/E9ZR6UrWJL pic.twitter.com/0UT3uXJT0n
— Jornal O Globo (@JornalOGlobo) January 24, 2022
Em nota, o Movimento Democrático Brasileiro, partido de Renato, diz que não tolera nenhum tipo de racismo e que espera que o caso seja apurado com rigor.
Renato Oliveira ainda não se posicionou publicamente sobre o caso. A reportagem tentou, mas não conseguiu entrar em contato com o vereador porque todas as redes sociais dele saíram do ar nesta segunda-feira (24/1).
NOTA SOBRE CASO DO VEREADOR DE EMBU DAS ARTES (SP)
— MDB Nacional (@MDB_Nacional) January 24, 2022
O MDB não tolera nenhum tipo de racismo, um crime inafiançável. Esperamos que o caso seja apurado com rigor. A sigla tomará as medidas cabíveis em âmbito partidário, em consonância com a ação das autoridades em âmbito judicial.