Corumbá (MS)- Em meio a iminência de uma nova onda de contaminações ocasionadas pelo novo Coronavírus, a cidade de Corumbá tem mais um motivo de preocupação para população e autoridades sanitárias.
Um surto de contaminações pelo vírus da gripe, já fez com que o total de quatro pessoas perdessem a vida para doença.
Os dados constam no boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde na tarde desta sexta-feira, 07 de janeiro. O documento que traz as informações diárias sobre a evolução da covid-19 no município, passou a informar também, o número de casos confirmados de contaminações pelo vírus influenza, bem como o número de mortes.
De acordo com o Boletim, a primeira parcial indica que a cidade já registrou o total de 60 casos da doença. Não há informações sobre o período desses casos que explodiu há algumas semanas das festividades do final do ano.
Com a variante H3N2 em alta, a cidade que antes do final do ano passado, aboliu praticamente por completo as medidas restritivas de combate à Covid-19, viu seu sistema público de saúde praticamente entrar em colapso devido a grande demanda de pacientes procurando as unidades de pronto atendimento, tanto na área central como na parte alta da cidade.
A falta de médicos e o fato de o município não providenciar a reposição de profissionais de saúde que teriam saído de férias no final do ano, levaram o pronto-socorro e UPA, a um verdadeiro caos, com aglomeração de pessoas em busca de atendimento médico e demora superior a quatro hora por uma simples consulta.
Covid-19
Como se não bastasse o surto de gripe, a cidade vem registrando um alto grau de contágio da Covid-19. Após meses em queda, os índices voltaram a crescer em dezembro, que chegou a registrar quase 350 casos confirmados da doença.
A taxa de ocupação de leitos no CTI Covid, onde são internados pacientes com casos graves da doença também voltaram a crescer e chegou a bater 70% de ocupação no início da semana passada.
No boletim desta sexta-feira, (7), a informação era de que 30% dos leitos estariam ocupados. O registro de mortes também voltou a ser noticiado. Em dezembro, foram sete óbitos, seis deles na última semana do ano, média de quase um por dia.
Em 2022, até o momento uma morte foi registrada no dia 1º do ano.
Flurona
Para confirmar um prognóstico nada favorável, a Secretaria de Saúde do Estado, divulgou nesta semana, que Mato Grosso do Sul teria registrado o total de seis casos de coinfecções (contaminações simultâneas) entre o coronavírus e a Influenza.
Dos seis casos, quatro foram diagnosticados em Corumbá, sendo um homem de 55 anos e três crianças, dois meninos de 9 anos e um bebê de apenas cinco meses de idade.