Operação prende servidores acusados de facilitar entrada de celulares em presídio de MS

No momento, você está visualizando Operação prende servidores acusados de facilitar entrada de celulares em presídio de MS
  • Autor do post:
  • Post publicado:6 de janeiro de 2022

Operação coordenada pelo Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), resultou na prisão temporária de cinco policiais penais, acusados de facilitar a entrada de celulares em presídio de Ponta Porã.

A operação foi em conjunto com a Corregedoria-Geral da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário).

Batizada como “La Catedral”, a operação cumpriu cinco mandados de busca e apreensão em Ponta Porã a 346 quilômetros de Campo Grande. Ao todo, foram presos cinco agentes penais. As investigações descobriram a existência de uma organização criminosa, que era composta por policiais penais envolvidos com concussão, corrupção passiva, favorecimento para entrada de celulares e outros objetos.

Durante as investigações foram apreendidas bebidas alcoólicas, celulares, drogas e dinheiro dentro das celas. Também estão sendo apuradas às circunstâncias de fuga de dois internos, que apontam envolvimento de funcionários públicos após o recebimento de propina.

Os presos foram encaminhados para a capital onde temporariamente ficarão custodiados no Centro de Triagem.

Nome da operação

O nome da operação faz referência a Penitenciária “construída” na Colômbia pelo narcotraficante internacional Pablo Escobar que era cheia de luxos e mordomias.