Acervo histórico de Corumbá é temática de eletiva na EE Octacílio Faustino da Silva

No momento, você está visualizando Acervo histórico de Corumbá é temática de eletiva na EE Octacílio Faustino da Silva
  • Autor do post:
  • Post publicado:13 de dezembro de 2021

Estudantes do 8º ano A da Escola Octacílio Faustino da Silva, através da eletiva III de Ciências Humanas, deram início a uma pesquisa com documentos do acervo histórico de Corumbá, norteados pela professora Mariangela Alves de Arruda, com a temática: Aspectos Econômicos de Corumbá de 1886 a 1910 e dias atuais.

A unidade escolar da Rede Estadual de Ensino (REE) faz parte do Programa “Escola da Autoria”, que oferta ensino em tempo integral. A primeira etapa dos procedimentos houve levantamento de fontes e coleta de materiais encontrados no Acervo da Câmara Municipal de Corumbá que já foi traduzido pelo historiador Luiz Gabriel Nogueira.

Sendo assim a segunda etapa foi o trabalho de campo, através de objetos e matérias primas utilizadas na economia de Corumbá para comparação com a Receita de Arrecadação do século 19, os alunos trouxeram minério de ferro e manganês, leite e seus derivados, argila e calcário, desenhos de jacarés e onças para representar os couros que eram utilizados na época.

pesquisa Acervo histórico de Corumbá
Aspectos Econômicos de Corumbá de 1886 a 1910 e dias atuais foram pesquisados

Abelha Pantaneira

Na terceira etapa os alunos observaram seu próprio cotidiano para dar significado aos aspectos atuais na Economia nos tempos de hoje. Para fomentar a ideia de pertencimento dos discentes, através dos recursos naturais renováveis de Corumbá, foi trazido até a escola o apicultor do assentamento Taquaral, Valdinei Conceição, que faz o cultivo do mel da “Abelha Pantaneira”, e, por interesse dos alunos, foi feito testagem de bolos e geladão gourmet com a base do mel tipicamente corumbaense.

abelha pantaneira Acervo histórico de Corumbá
Apicultura foi tema de pesquisa na unidade de tempo integral

No dia 1º de dezembro a culminância de Ciências Humanas, junto ao de Linguagens, foram feitas pelos próprios alunos os doces desse mel pantaneiro, com degustação do mel puro e com o favo valorizando assim a agricultura familiar na economia da cidade de Corumbá.