A PF (Polícia Federal) cumpre 51 mandados de busca e apreensão e de prisão em 13 estados, entre eles, Mato Grosso do Sul, para prender quadrilha que revendia ecstasy por meio de aplicativos de mensagens.
A Operação Insônia está sendo comandada pela PF de João Pessoa (PB). Em Mato Grosso do Sul, cumpre dois mandados de busca e apreensão em Campo Grande e Corumbá.
Os outros mandados foram expedidos pela Justiça Federal da Paraíba e estão sendo cumpridos no estados de PB, MG, SP, MT, PE, RN, SC, GO, PR, RS, RJ e RO.
Segundo divulgado pela PF, a investigação durou cerca de cinco meses e identificou que o grupo criminoso remeteu mais de 500 encomendas postais contendo ecstasy.
A negociação era feita por aplicativos de mensagens e tinha como destinatários traficantes de Campina Grande (PB) a diversas outras cidades, como Anápolis (GO), Araçatuba (SP), Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Pirassununga (SP), Porto Seguro (BA), Santarém (PA) e Sorriso (MT).
Para mascarar a atividade ilícita, os criminosos utilizaram nomes de empresas falsas, com suposta atuação em e-commerce de bijuterias e de suplementos alimentares.
Os investigados responderão pelos crimes de tráfico interestadual de drogas e associação para o tráfico (artigos 33 c/c 40 e 35 da lei nº 11.343/06), cujas penas máximas somadas ultrapassam 20 anos de reclusão.