Vereador cobra retorno das cirurgias eletivas em Corumbá

hospital
Santa Casa de Corumbá
  • Autor do post:
  • Post publicado:19 de novembro de 2021

Corumbá (MS)- O vereador Chicão Vianna, cobrou da Prefeitura de Corumbá e da Secretaria Municipal de Saúde, o retorno da realização das cirurgias eletivas na cidade.

A suspensão dos procedimentos foi adotada durante a pandemia como uma forma de desafogar o sistema de saúde e redirecionar toda estrutura disponível para o atendimento das vítimas da Covid-19.

No entanto, o parlamentar destaca que a cidade vive um outro momento. Com a vacinação em massa e números de casos, internações e mortes em declínio, Chicão destaca que é preciso retomar o atendimento aos pacientes que aguardam pela realização dos procedimentos cirúrgicos.

“Apesar de haver recomendação contrária, Corumbá se enquadra em um caso atípico devido à vacinação em massa e consequente estabilização precoce da pandemia. Além disso, muitos municípios brasileiros já providenciaram o retorno dessas cirurgias, e em nossa região, isso é de extrema importância para atender pacientes que estão aguardando há anos na fila de espera”, completou.

Outro fato que foi destacado, é do poder público ter flexibilizado praticamente todas as medidas restritivas de contenção ao novo coronavirus, sendo então, incoerente a manutenção da suspensão exclusivamente de procedimentos cirúrgicos.

chicao vianna
Vereador Chicão Vianna

“Assim como trabalhar, estudar, realizar suas compras no comércio, a população precisa também de dar sequencia ao tratamento de médico de saúde, sob o risco de vermos casos clínicos que anteriormente poderiam ser corrigidos com simples cirurgias, evoluindo para situações mais graves e complexas”, concluiu o vereador.

Concurso Público

Outro pedido ao prefeito visa a realização de estudos visando a realização de concurso público em 2022, para preenchimento de cargos efetivos da Administração Pública Municipal, como forma de atender a demanda atual, já que, há alguns anos, não acontece concurso na Prefeitura, sendo que o último foi em 2015, direcionado à Educação.

O vereador pediu ainda informações a respeito dos professores de apoio ao uso de tecnologias de informação e comunicação, sobre o fato desses profissionais não integrarem o quadro de servidores efetivos da administração pública, e que isso poderia ser solucionado com a realização de concurso público.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular