Autoridades dão dicas de como se prevenir de transtornos durante e após temporais

Você está visualizando atualmente Autoridades dão dicas de como se prevenir de transtornos durante e após temporais
  • Autor do post:
  • Post publicado:23 de outubro de 2021

Previsão de chuva expressiva classificada como tempestade pelo Instituto Nacional de Meteorologia (inmet) para este final de semana em Mato Grosso do Sul acende o alerta para medidas que podem ser adotadas pela população para se proteger e evitar alguns transtornos. 

Neste sábado podem ocorrer, chuvas com acumulados em torno de 50mm a 100mm e ventos intensos que podem atingir entre 60-100 km/h, além de e queda de granizo. O alerta é válido para 58 municípios das regiões sudoeste, pantaneira, leste e centro-norte do Estado.

Na tempestade ocorrida na semana passada, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul recebeu aproximadamente  254 registros pelo 193 relacionados à vistoria, poda, queda completa,  parcial , de galhos e ou necessidade  de corte de árvores. 

Para prevenir a queda é importante atentar para sinais como a existência de buracos no caule, raízes expostas, a presença de alguma parte oca ou mesmo de parasitas e as condições do solo nos arredores da árvore. Coloração e angulação diferente no tronco ou no galho também podem sinalizar que algo está errado.

A instituição orienta que a população não se abrigue debaixo de árvores durante as chuvas, pois existe o risco de queda da árvore ou de galhos bem como a possibilidade de serem atingidas por raios.

Outra recomendação, é não subir no telhado de residencias pois há risco iminente de queda, mesmo em caso de pessoas acostumadas a fazer esse tipo de trabalho. Caso haja queda de árvores sobre o telhado ou muros, e a situação coloque vidas em risco, a orientação é sair da residência buscando um abrigo seguro, e ligar para o Corpo de Bombeiros ou Defesa Civil local. É fundamental aguardar o atendimento de uma equipe especializada.

Outro ponto importante no caso de temporais está relacionado à energia elétrica. As orientações da Energisa incluem: retirar aparelhos eletroeletrônicos da tomada; nunca utilizar telefone com fio ou aparelho conectado à tomada durante uma forte tempestade com incidência de raios;  

Segundo a Energisa, os cabos telefônicos, cabos de TV por assinatura e fiação de antenas são capazes de conduzir a corrente elétrica dos raios até os aparelhos. Por isso, é aconselhável retirar os aparelhos eletrônicos das conexões com rede de telefonia, TV a cabo e antena externa. 

As orientações da concessionária de energia para quem estiver na rua são: quando ouvir trovões não permanecer em campo aberto; buscar abrigo imediato em construções e fechar os vidros e janelas;  evite ser o ponto mais alto das proximidades ou estar próximo dele; caso não seja possível se abrigar, a recomendação é agachar com as mãos na nuca e pés juntos; não fique embaixo de árvores ou próximo a torres;  

Se estiver dentro de um veículo, feche as janelas e aguarde a tempestade passar para poder sair. O carro oferece uma boa proteção contra raios, porém é importante se manter longe de árvores, torres e placas de propaganda. 

A Energisa ainda orienta que a população jamais toque em fios caídos ou em objetos que estejam em contato com a rede elétrica, pois eles podem estar energizados. Em caso de acidentes acione imediatamente a Energisa pelo telefone 0800 722 7272, ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Alertas Defesa Civil

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul conta com um serviço de SMS que dispara alertas diversos para o cidadão cadastrado.

O serviço oferecido gratuitamente é uma ferramenta importante pois os alertas vêm com orientações. Para aderir ao sistema, o cidadão deve enviar mensagem de texto para o número 40199 com o CEP da residência.

A partir do cadastro, o telefone e o endereço são automaticamente incluídos na lista de envio dos alertas sempre que houver risco de desastres naturais na região indicada.

Vale ressaltar que a ferramenta não se trata de previsão do tempo, mas de alertas que serão enviados sempre que houver situação que requeira atenção especial ou medidas preventivas.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular