Unidades Básicas de Saúde recebem reforço de mais de 500 equipamentos em Corumbá e Ladário

Você está visualizando atualmente Unidades Básicas de Saúde recebem reforço de mais de 500 equipamentos em Corumbá e Ladário
  • Autor do post:
  • Post publicado:15 de outubro de 2021

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Corumbá e Ladário acabam de receber 539 equipamentos hospitalares e de infraestrutura para reforçar a atenção primária de saúde da população local. As entregas fazem parte do Programa Ciclo Saúde, iniciativa da Fundação Vale em parceria com o CEDAPS e as Secretarias Municipais de Saúde de Corumbá e Ladário. O objetivo do programa é melhorar a qualidade do atendimento às comunidades e contribuir para o fortalecimento da Atenção Básica em municípios brasileiros.

As entregas foram realizadas na semana passada e incluem equipamentos de tecnologia (televisores, tablets e roteadores), mobiliário (armários, cadeiras, mesas e materiais de escritório) e itens voltados ao atendimento à saúde, como medidores de pressão adulto e pediátrico, termômetros e detectores fetais. Em Ladário, 100% das UBS (6 unidades) receberam equipamentos. Já em Corumbá, foram 10 unidades beneficiadas, ou seja, 43% das UBS.

doacao vale2 1
Os itens doados foram escolhidos pelas Secretarias Municipais de Saúde a partir de uma lista definida pelo programa

Os itens doados foram escolhidos pelas Secretarias Municipais de Saúde a partir de uma lista definida pelo programa, que segue as recomendações do Ministério da Saúde. Além de garantir as entregas, o programa atua no apoio à gestão municipal e na capacitação das equipes voltadas ao atendimento.

Eixos de atuação do programa

O Ciclo Saúde atua em três principais frentes. O eixo “Equipagem” contempla o fornecimento de instrumentos e mobiliários para fins de aperfeiçoamento do diagnóstico e da prática clínica, aumentando a resolutividade nos atendimentos e o cumprimento do direito à saúde nos territórios.

doacao vale 1
O objetivo do programa é melhorar a qualidade do atendimento às comunidades

O eixo “Promoção e Educação em Saúde” qualifica multiplicadores e profissionais de saúde que atuam nas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) em temas de atenção, prevenção e promoção da saúde.

Já a frente de “Apoio à Gestão da Atenção Básica” reforça a capacidade da gestão local (Secretarias Municipais de Saúde), incluindo o aperfeiçoamento dos processos de trabalho e das práticas implementadas, bem como o apoio à informatização e à gestão integrada da informação para suporte, controle e organização dos serviços.

Em 2020, por causa da pandemia, o programa passou por adequação para atender ao novo cenário. Ao todo, 437 UBS de 31 municípios receberam assistência técnica e insumos, beneficiando quase dois milhões de pessoas. A ação já contemplou os seguintes Estados: Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais, Maranhão e Pará.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular