A Prefeitura de Corumbá realizou na manhã desta sexta-feira (8), a entrega oficial a 37 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) do novo Documento de Identidade Funcional (DIF) com direito ao porte de arma de fogo.
O novo DIF segue diretrizes do Acordo de Cooperação Técnica firmado com a Superintendência da Polícia Federal de Mato Grossos do Sul. Os 37 agentes da GCM estão habilitados a portar arma de fogo – de propriedade da Guarda Civil Municipal de Corumbá ou de sua propriedade particular – devidamente acompanhados do respectivo certificado de registro nos limites do Estado de Mato Grosso do Sul, mesmo fora de serviço.
Representando os guardas civis que receberam o novo Documento de Identidade Funcional (DIF) com direito ao porte de arma de fogo, Roberta Gonçalves Escobar, destacou a importância do momento para os agentes da Guarda.
“É um marco para a Guarda Civil de Corumbá. Agradeço também ao empenho de todos para chegarmos a esse momento. O porte de armas vai nos trazer mais segurança e levar mais segurança para a nossa sociedade”, disse.
Estão em análise documental mais cinco guardas civis municipais que, ainda este ano, podem receber habilitação para o porte de arma de fogo conforme Acordo de Cooperação Técnica e demais normas regulares. Com isso, a primeira turma de formação e habilitação ao porte de arma de fogo da Guarda Civil Municipal Corumbá poderá chegar a 42 agentes, ou seja, 21% do efetivo total, que atualmente está em 200 integrantes.
Também participaram do evento o promotor de Justiça da 5ª Promotoria, Luciano Bordignon Conte, o vereador Alexandre Vasconcellos (representando a Câmara Municipal); e o secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, o tenente-coronel da PM César Freitas Duarte. Os vereadores Bira; Alex Dellas, Samyr Qualhada e Genilson José acompanharam a cerimônia.
Ainda assistiram à cerimônia a secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, Elisangela Siena (Turismo); Ana Cláudia Boabaid (Meio Ambiente); Paulo André Araújo Júnior (Agetrat); Luiz Fernando Moreira (Infraestrutura); Luciano Oliveira (Funec); Mário Sérgio Siqueira (Agemp); Miguel Soares (superintendente da GCM), e Isaque do Nascimento (Defesa Civil).