Alunos da Rede Estadual de ensino de Mato Grosso do Sul, devem retomar as aulas 100% presenciais já na próxima segunda-feira (4), de agosto.
As informações foram confirmadas na manhã desta quarta-feira (29), durante live realizada pelo secretário estadual de Infraestrutura e presidente do comitê gestor do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia), Eduardo Riedel.
Até o momento, as aulas presenciais seguiam um esquema especial que contava com a realização de um rodízio de alunos com quantitativo acolhido, especificado através da bandeira estipulada pelo Prosseguir em cada município.
Ainda de acordo com o secretário, as escolas terão um plano rigoroso de biossegurança que será fiscalizado pelos órgãos sanitários.
O retorno ocorre 58 dias após o início das aulas no formato híbrido e segundo Riedel, está respaldada pelos números de contaminações no Estado em queda e que evidenciam o bom desempenho de Mato Grosso do Sul no trabalho de cobertura vacinal.
Vacinação
Uma das justificativas para esse retorno, é de que o Estado possui boa cobertura vacinal contra o coronavírus, reduzindo os casos graves da doença. Ainda que cerca de 75% dos adultos estejam imunizados – com duas doses ou vacina única – esse índice é menor entre os adolescentes.
Segundo dados da SES (Secretaria Estadual de Saúde), 63% recebeu uma dose. No entanto, apenas cerca de 10,6% do total de crianças entre 12 a 17 anos têm esquema vacinal completo. Vale lembrar que, no Brasil, apenas a vacina da Pfizer foi autorizada nesse grupo pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Por isso, com prazo de 21 dias entre a primeira e segunda dose, espera-se que os 63% vacinados com apenas uma injeção estejam imunizados em, pelo menos, três semanas.
De acordo com a SED (Secretaria Estadual de Educação), esse retorno poderá até proporcionar a busca ativa de jovens que ainda não tenham conseguido se vacinar. “O retorno às aulas vai ajudar nesse processo dos que ainda não se vacinaram”, pontua Riedel.
*Com informações Campo Grande News