Famílias ribeirinhas são resgatadas pelos bombeiros em meio as queimadas no Pantanal | vídeo

No momento, você está visualizando Famílias ribeirinhas são resgatadas pelos bombeiros em meio as queimadas no Pantanal | vídeo
Famílias foram resgatadas na madrugada desta segunda-feira (27)
  • Autor do post:
  • Post publicado:27 de setembro de 2021
FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare

Corumbá (MS)- Os incêndios que se propagaram neste final de semana no Pantanal da região e Corumbá e Ladário, obrigou famílias que moram nas regiões mais afastadas da área urbana a abandonarem suas casas e solicitar apoio de militares do Corpo de Bombeiros para deixar a região.

Na madrugada desta segunda-feira (7), pelo menos duas famílias que vivem na região da Baía do Tuiuiú, foram resgatadas após acionarem o 193.

Militares foram acionados imediatamente em uma embarcação do 3º GB e navegaram por volta de 40 minutos em uma distancia de aproximadamente 30 quilômetros.

As condições meteorológicas dificultaram a locomoção devido a baixa visibilidade provocada pela fumaça das queimadas e o vento provocava ondas na lâmina de água do Rio Paraguai.

No caminho, em uma região conhecida como “Pássaro Preto” a guarnição avistou uma família que fazia sinalização com uma lanterna pedindo ajuda. No local, uma mulher, uma idosa de aproximadamente 70 anos e uma criança foram socorridas e retiradas da casa que havia sido danificada pela queda de uma árvore e já havia sido tomada pela fuligem. Do local também foram retirados quatros cães e um gato.

resgtae bombeiros
Fumaça e vento forte dificultou a locomoção da guarnição

De acordo com relatos dos socorristas a mulher contou que para se proteger do fogo, teria molhado os colchões da residência e usado como escudo para se proteger. A criança também estava molhada e teve a roupa retirada e coberta com uma manta levada pela guarnição.

Mais acima do rio, a guarnição chegou até a residência onde estava uma família e foram resgatadas uma mulher com duas crianças. O marido preferiu ficar na residência para tentar zelar pelos bens e devido ter uma pequena embarcação com motor, se comprometeu em, caso a situação se agravasse, sairia do local.

Eles informaram que mais acima também havia uma casa onde moraria um senhor já de idade. A guarnição seguiu até a residência onde encontraram o senhor que também preferiu permanecer no local.

Ele teria realizado um aceiro grande ao redor da sua propriedade que evitou a aproximação das chamas. O homem relatou apenas que para se proteger da fumaça e fuligem, teria se abrigado no rio para esperar poeira baixar.

Todos foram levados para região urbana da cidade e deixados em segurança.

confira o vídeo abaixo:

YouTube video player

Naufrágio

Ainda no caminho para resgatar as famílias, os militares se depararam com dois homens na margem oposta do rio, sinalizando por ajuda. Em contato com eles, foram informados de que estavam pescando quando os ventos viraram a embarcação onde estavam vindo a naufragar.

Os dois indivíduos conseguiram nadar até a margem do rio e também foram resgatados pela guarnição.

FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare