Um efetivo de mais 100 militares do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, foram convocados e deverão desembarcar em Corumbá nas próximas horas para auxiliar o combate dos incêndios que afetam a região há 82 dias.
O grupo irá se juntar a outros 110 militares que já estão em atuação. Além do Corpo de Bombeiros, brigadistas do Prevfogo e brigadas locais e voluntários que trabalham nas fazendas estão contribuindo para combater aos incêndios.
Força-Tarefa
Desde o dia 01 de junho, o Governo do Estado efetivou a realização da Operação Hefesto com a mobilização de recursos humanos, equipamentos e aeronaves para combate e prevenção aos incêndios florestais no Pantanal.
Atuando há 82 dias, informações dão conta de que Foram empregados 510 homens e 88 viaturas, seis aeronaves (Air Tractors e helicópteros), com apoio da Marinha, Exército, Imasul, Defesa Civil, policias civil e ambiental e prefeituras.
Mesmo com todo esforço para evitar que se repita o cenário vivenciado em 2020 quando grande parte do Pantanal foi consumido pelas chamas, as condições climáticas como falta de chuva, baixa umidade do ar e calor extremo, tem contribuído para propagação do fogo na região pantaneira.
Em relação a área queimada, a extensão destruída até o momento (778 mil hectares) também é inferior a 2019 (801 mil hectares) e 2020 (956 mil hectares) – 0,60% e 16,69%, respectivamente.