Avião que saiu da Bolívia carregado com cocaína é interceptado pela FAB

Você está visualizando atualmente Avião que saiu da Bolívia carregado com cocaína é interceptado pela FAB
Aeronave teria saído da Bolívia e adentrado espaço aéreo brasileiro
  • Autor do post:
  • Post publicado:9 de setembro de 2021

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou por volta das 19 horas (horário de Brasília) de terça-feira (7), no norte do Mato Grosso, uma aeronave de pequeno porte que entrou no espaço aéreo brasileiro sem autorização. As aeronaves de defesa aérea A-29 Super Tucano dos esquadrões 3º/3º GAV (Esquadrão Flecha) e 2º/3º GAV (Esquadrão Grifo), e o avião radar E-99 do 2º/6º GAV (Esquadrão Guardião) foram empregados para monitorar e interceptar o avião.

Os pilotos de defesa aérea seguiram o protocolo das medidas de policiamento do espaço aéreo brasileiro, interrogando o piloto da aeronave, mas não obtiveram resposta. Nesse momento, a aeronave foi classificada como suspeita, conforme previsto no Decreto 5.144, de 16 de julho de 2004.

Na sequência, os pilotos da FAB ordenaram a mudança de rota e o pouso obrigatório em aeródromo específico, porém o piloto do avião interceptado não obedeceu. Foi necessário, então, que a defesa aérea comandasse o tiro de aviso. Ainda sem retorno, a aeronave foi considera hostil, e foram realizados os procedimentos de tiro de detenção, acertando a aeronave.

aeronave abatida2
Ação cumpriu todos os protocolos estabelecidos pela lei brasileira

Após a execução do tiro de detenção, a aeronave danificada, que não tinha plano de voo e entrou no espaço aéreo do Brasil pela fronteira da Bolívia, fez pouso forçado num descampado, no norte do estado do Mato Grosso. A partir de então a Polícia Federal assumiu as Medidas de Controle de Solo (MCS). O piloto ainda conseguiu se evadir antes da chegada dos policiais e na aeronave foram encontrados mais de 200 quilos de cloridrato de cocaína.

De acordo com o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), os radares identificaram a aeronave entrando no espaço aéreo brasileiro. O avião, sem contato com o controle, descumpriu todas as medidas de policiamento realizadas, mostrando-se hostil.

A ação faz parte da Operação Ostium para coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam em conjunto a Força Aérea Brasileira e a Polícia Federal, e contou com o apoio do Grupo Especial de Fronteira (GEFRON)/MT, do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER)/MT e das Polícias Militares dos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul.

A aeronave envolvida no crime é um Cessna C182 de matrícula PT-INM, registrada em nome de TERRA NORTE EMPREEND.RURAIS E COM.SA e que possui o certificado de aeronavegabilidade vencido desde 2018, segundo dados do Registro Aeronáutico Brasileiro.

Informações da FAB

aeronave abatida3
Avião estava carregado com mais de 200 quilos de cocaína

Prisão de suspeito

Nesta quarta-feira (08), um suspeito de envolvimento no caso foi encontrado em Campo Novo do Parecis, a 250 km da fronteira com a Bolívia, pela Polícia Militar. Ele foi flagrado com a mesma substância encontrada na aeronave.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular