Evander solicita instalação de Unidade de Conservação do ICMBio em Corumbá

You are currently viewing Evander solicita instalação de Unidade de Conservação do ICMBio em Corumbá
Pedido se deve ao grande números de queimadas que anualmente atingem a região pantaneira

O deputado estadual Evander Vendramini (Progressistas) apresentou requerimento em que solicita a instalação de uma Unidade de Conservação (UC) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em Corumbá. O pedido foi encaminhado à Presidência da República, com cópias para o Ministério do Meio Ambiente e para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).

Em sua justificativa, Evander afirma a necessidade de se desenvolver ações de combate definitivo às grandes queimadas e incêndios no Pantanal sul-mato-grossense, com a instituição, em caráter permanente, da Brigada do PrevFogo em Corumbá.

PUBLICIDADE

“Todos os anos, nesta época de estiagem, o nosso pantanal sofre com inúmeros focos de incêndios, que, em sua maioria, são criminosos. Como a área de fiscalização é muito extensa, de aproximadamente 97,5 mil quilômetros quadrados, os governos Federal e Estadual não possuem o contingente necessário e suficiente para atuar no combate às queimadas. Falta estrutura pessoal e operacional para localizar os autores e repreendê-los, por isso, essa não tem sido uma tarefa fácil e efetiva”, apontou o parlamentar.

Evander lembra que o Governo Federal já vem investindo a atuando para minimizar os impactos ambientais negativos causados pelas queimadas.

PUBLICIDADE

“No entanto, a instalação de uma unidade de conservação do ICMBio em Corumbá garantirá a atuação preventiva e agilizará ações de combate a incêndios e catástrofes ambientais que destroem não somente a fauna e flora, como também prejudicam a qualidade de vida de toda a sociedade”, destacou.

O pedido partiu do vereador corumbaense Manoel Rodrigues (Republicanos).

Deputado Evander Vendramini

Sobre o ICMBio

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade é uma autarquia em regime especial, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. O Instituto executa ações do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, podendo propor, implantar, gerir, proteger, fiscalizar e monitorar as UCs instituídas pela União. É também de responsabilidade do ICMBio fomentar e executar programas de pesquisa, proteção, preservação e conservação da biodiversidade e exercer o poder de polícia ambiental para a proteção das Unidades de Conservação federais.

PUBLICIDADE