Média móvel de novos casos de Covid fica abaixo de 300 pela primeira vez no ano

You are currently viewing Média móvel de novos casos de Covid fica abaixo de 300 pela primeira vez no ano
Imagem: Divulgação
  • Post author:
  • Post category:Capa

Com 64 novos casos de Covid-19 confirmados nesta segunda-feira (30), Mato Grosso do Sul contabiliza 368.309 infectados desde o início da pandemia. Pela primeira vez no ano o boletim epidemiológico mostra média móvel de novos casos abaixo de 300. 

O indicador aponta que na última semana foram confirmados 281 novos casos por dia em Mato Grosso do Sul. Vale lembrar que o recorde histórico, alcançado no dia 8 de junho, foi de 2.003 casos registrados em um único dia.  A taxa de contágio dos últimos 14 dias vem se mantendo entre 0.88 e 0.86. Neste início de semana esse indicador ficou em 0.87.

PUBLICIDADE

Nas últimas 24 horas a Secretaria de Estado de Saúde confirmou mais 8 óbitos pela doença no Estado, sendo 5 de Campo Grande, 2 de Três Lagoas e 1 de Água Clara. A média móvel de óbitos está em 12,6. Com a atualização, o total de mortes desde o início da pandemia no Estado chega a 9.364. 

De 2.524 casos ativos atualmente no Estado, 266 são pacientes internados em leitos clínicos (113) e de UTI (153). Conforme o gráfico da evolução de pacientes internados, houve um pequeno aumento de pacientes internados nos últimos dois dias. 

A mesma tendência de leve aumento é percebida na taxa de ocupação leitos SUS/UTI da macrorregião de Dourados que está em 49%. As macrorregiões de Dourados e de Corumbá mantiveram estabilidade com 56% e 33%, respectivamente. Três Lagoas apresenta tendência de queda com 48%. 

Além dos casos ativos, existem 21 amostras em análise no Laboratório Central (Lacen) e outros 1.837 casos sem encerramento pelos municípios. 

A vacinação segue avançando no Estado, e até a manhã desta segunda-feira, 73,17% da população total de Mato Grosso do Sul já havia recebido uma dose da vacina, e 43,84% já haviam concluído o ciclo vacinal com as duas doses ou dose única. 

No último sábado (28) a Secretaria de Estado de Saúde (SES) encerrou a semana epidemiológica n° 34 que registrou 2.388 novos casos, 89 óbitos e taxa de contágio de 0.87. No comparativo com a semana anterior, foram 458 casos a menos, porém, um óbito a mais. Ainda assim, no comparativo com as quatro últimas semanas, a tendência é de queda à estabilidade.

“Tudo isso é muito positivo, mas nós ainda não temos a variante Delta confirmada no nosso Estado. Mas ao redor tem vários estados que estão com a variante Delta. O que nós observamos é que em menos de uma semana, houve um salto nos casos de superlotação de hospitais. E com isso, logicamente a situação da saúde se agravou”, alertou a secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone. 

Confira aqui o detalhamento do boletim epidemiológico desta segunda-feira, 30 de agosto de 2021.