Corumbá (MS)- A chuva prevista para região pantaneira até o momento não se confirmou. Com o agravamento das condições meteorológica vem se intensificando o combate as queimadas que atingem a região do Pantanal.
De acordo com as informações do Comando da Operação Hefesto de combate aos incêndios Florestais no Pantanal, nesta quinta-feira os militares e brigadistas que compõe as guarnições, realizaram ações no setor da Estrada do Carandazal, na Nhecolândia e também no Pantanal do Nabileque.
As ações contaram com o apoio aéreo de três aviões Air Tractor para lançamento de água sobre os focos de incêndios nessas duas regiões. Ainda conforme o comando da operação, foi realizada uma tentativa de lançamento de água sobre os focos de incêndios que atingem o Morro do Urucum, mas a operação precisou ser abortada devido a dificuldades técnicas como grande quantidade de fumaça e turbulência na região.
Nesta área, duas guarnições foram destacadas para realizar o combate e extinção dos focos. Na região do Abobral, as equipes se mantêm em alerta com monitoramento dos focos de incêndio com principal objetivo de evitar a propagação para rodovia.
Foram empregados 46 bombeiros, 6 viaturas, 3 aeronaves Air Tractor. No período da tarde a operação recebeu o apoio da aeronave BM-03 que transportou os militares para o Forte Coimbra.
Alerta
O monitoramento também é realizado através do uso de tecnologia via satélite que registrou um grande foco de incêndio vindo da Bolívia, na seção sudoeste de Corumbá. Nesta sexta-feira (27), duas aeronaves Air Tractor cedidas para Forte Coimbra irão realizar lançamentos de água na área em chamas. O efetivo do local será reforçado ao longo do dia.