Vereador aciona MPF para intervir em falta de transparência na Santa Casa de Corumbá

No momento, você está visualizando Vereador aciona MPF para intervir em falta de transparência na Santa Casa de Corumbá
  • Autor do post:
  • Post publicado:24 de agosto de 2021

Corumbá (MS)- O vereador Chicão Vianna, voltou a questionar o perfeito funcionamento do Portal de Transparência da Santa Casa de Corumbá na Sessão Legislativa da Câmara Municipal.

Dessa vez, ele apresentou um requerimento solicitando envio de documento à Procuradoria da República do Município de Corumbá, em nome do Procurador da República Titular do Ofício Responsável pelo IC nº 1.21.004.000188/2019-99, para que informe à Câmara Municipal se está havendo, ou se houve cumprimento da Recomendação nº 19 de 29 de Outubro de 2019, tendo em vista a ausência das informações no site da Associação Beneficente de Corumbá.

De acordo com o parlamentar ao verificar o endereço eletrônico (https://santacasacorumba.com.br/publicacoes-pesquisar), pode-se notar aparente descumprimento à recomendação, assim como às diretrizes estabelecidas pela Lei de Acesso à Informação 12.527, de 12 de novembro de 2011.

“No site consta apenas balancetes mensais das despesas da instituição, que é gerida por dinheiro público e administrada por uma junta interventora composta por membros do Poder Executivo Municipal, enquadrando-se assim nas diretrizes estabelecidas pela Lei de Acesso à Informação”, ressaltou.

Esta é a quinta vez que o vereador cobra por maior transparência da instituição, que somente para combate à pandemia, teria recebido desde 2020, mais de R$ 13 milhões reais, sem realizar nenhuma prestação pública de contas e sem detalhar a forma e onde o recurso foi investido.