‘Intimidação real’, diz Simone sobre desfile militar no dia da votação da PEC do voto impresso

Você está visualizando atualmente ‘Intimidação real’, diz Simone sobre desfile militar no dia da votação da PEC do voto impresso
Simone Tebet (MDB-MS) durante reunião de hoje da CPI da Pandemia - Edilson Rodrigues/Agência Senado
  • Autor do post:
  • Post publicado:10 de agosto de 2021

“Tanques na rua, exatamente no dia da votação da PEC do voto impresso, passou do simbolismo à intimidação real, clara, indevida, inconstitucional. Se acontecer, só cabe à CD rejeitar a PEC, em resposta clara e objetiva de que vivemos numa democracia e que assim permaneceremos”, diz a senadora Simone Tebet (MDB-MS), sobre o desfile da Operação Formosa, anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro, que terá tanques, armamentos e outros meios da Força de Fuzileiros da Esquadra.

O desfile será realizado na Esplanada dos Ministérios nesta terça-feira (10), mesmo dia em que a Câmara dos Deputados pode votar a proposta do voto impresso. O presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado (CDH), Humberto Costa (PT-PE), manifestou repúdio ao desfile.

“Queria manifestar aqui o meu repúdio ao presidente da República, que em vez de estar preocupado em cuidar do país, está preocupado em cercar o Congresso Nacional e, com isso, tentar intimidar os parlamentares na votação de um tema que é simples, é parlamentar, é da legislação, e está sendo transformado numa espécie de pretexto para demonstrações desse tipo, e quiçá até tentativas de golpe no nosso país, “ disse Humberto.

Já o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) anunciou que entrará com uma ação popular para tentar impedir o gasto de recursos públicos com o desfile.

Operação Formosa

A Operação Formosa é um treinamento militar da Marinha do Brasil, realizada desde 1988, que tem o objetivo do preparo do Corpo de Fuzileiros Navais como força estratégica, de pronto emprego e de caráter anfíbio e expedicionário, conforme previsto na Estratégia Nacional de Defesa. Nesta terça-feira, o comboio, que partiu do Rio de Janeiro, passará por Brasília a caminho do Campo de Instrução de Formosa (CIF). Essa será a primeira vez em que a operação contará com a participação do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular