Após justiça barrar contrato com laboratório do irmão de Iunes, saúde credencia nova empresa

Laboratório
Contrato com nova empresa foi divulgado nesta quinta-feira (22), pela prefeitura / Foto: Weber Reis
  • Autor do post:
  • Post publicado:22 de julho de 2021

Depois de brigar na justiça – e perder – para manter contrato com laboratório do irmão do prefeito Marcelo Iunes como único a prestar serviços à prefeitura de Corumbá no fornecimento de exames laboratoriais sem a realização de licitação, a Secretaria Municipal de Saúde anunciou nesta quinta-feira (22), o credenciamento de uma nova empresa responsável pela realização de exames diversos, como: hormônio, TSH, T4 L, próstata livre e total.

Segundo o município, logo após a consulta, com a solicitação médica, o paciente deve procurar o recepcionista da Unidade Básica de Saúde da Família que fará a inserção do pedido no sistema de regulação municipal, o agendamento será feito de dois a três dias.

O poder executivo afirmou que o novo credenciamento, seguiu todos os trâmites legais necessários, respeitando os princípios da legalidade, impessoalidade e publicidade.

O laboratório credenciado é o Labclin, que está localizado na R: Major Gama, nº549, Bairro Centro, entre a Dom Aquino e Cuiabá. Outras informações poderão ser obtidas na Central de Regulação Municipal, ou pelo telefone: 3907-5244 ou 3907-5247.

Processos e ações da PF

Por diversas vezes a contratação da empresa que consta em nome do irmão do atual prefeito de Corumbá Marcelo Iunes, e mantida por longo período como única para realização de exames laboratoriais diversos ao município, foi alvo de diversas decisões judiciais.

Em fevereiro deste ano por exemplo, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, diante da evidente probabilidade de irregularidades e os riscos de, os danos causados ao erário municipal serem de difícil ressarcimento aos cofres públicos, a justiça determinou a suspensão imediata do contrato n.º 018/2019 e de seus aditivos (referente ao processo n.º 48507/2018), firmado entre o município de Corumbá e a empresa “J.B.A Iunes”, determinando, também, que os agravados, (Prefeitura Municipal, Marcelo Aguilar Iunes e o Secretário Municipal de Saúde Rogério Leite) se abstenham de efetuar novos pagamentos à mesma e, ainda, não recontratarem a citada empresa, por inexigibilidade de licitação.

Contrato com laboratório do irmão
Laboratório foi alvo da Operação da Polícia Federal / Foto: Weber Reis

Na justificativa usada pelo poder executivo municipal para tentar explicar a contratação do laboratório que já teve o próprio prefeito como responsável técnico, estaria o suposto desinteresse de outras empresas em participar do processo de credenciamento para fornecimento dos serviços em valores estipulados pela tabela SUS. Apesar da defesa apresentada pelo município, alguns meses depois é designada uma nova empresa para realização do serviço.

A primeira-dama e atual Secretária de Assistência Social Amanda Balancieri Iunes, também foi alvo de ação da Polícia Federal em investigação que tem o referido laboratório familiar como centro das ações.

Em novembro de 2020, policiais federais cumpriram mandado de busca e apreensão ao mesmo tempo, na casa do atual prefeito, no laboratório e na sede da Secretaria Especial de Cidadania, comandada na época pela primeira-dama.

pF casa iunes contrato com laboratório do irmão
Polícia Federal faz ação na casa do prefeito

Em entrevista à imprensa, o próprio Iunes, revelou os motivos da operação que ensejou a “visita” de agentes federais nas primeiras horas da manhã em sua casa. Ao deixar o imóvel o chefe do executivo relatou que os policiais estariam a procura de documentos relacionados a empresa Citolab, (hoje em nome de seu irmão) e que já teria sido de propriedade da sua esposa antes de assumir cargo público.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular