Com volta às aulas presenciais, COSEMS propõe vacinar crianças de 3 a 17 anos contra covid-19 em MS

vacinar crianças
Aulas presenciais deverão seguir protocolos de biossegurança
  • Autor do post:
  • Post publicado:19 de julho de 2021

Corumbá (MS)- Com o retorno das aulas presenciais agendadas para ocorrer na rede estadual de ensino e também na maioria das redes municipais de educação das cidades sul-mato-grossenses, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de MS, propôs ao Ministério da Saúde, vacinar crianças na faixa etária de 3 a 13 anos, no calendário de imunização contra covid-19 em MS.

Segundo o ofício enviado ao Ministro da Saúde Marcelo Queiroga, a proposta leva em consideração o fato do Estado ter recebido 165 mil doses da vacina da Janssen, possibilitando a realização do estudo de imunização completa de 13 municípios na faixa de fronteira e beneficiando ainda a aceleração da campanha de vacinação em todas as demais cidades.

Segundo o presidente da COSEMS-MS e Secretário Municipal de Saúde de Corumbá, Dr. Rogério Leite, Mato Grosso do Sul, é o primeiro colocado no ranking nacional de imunização com 70% da população já vacinada com pelo menos uma dose da vacina.

Autorização para Vacinar Crianças

Rogério pauta o pedido, com a consideração de estudos que apontaram a eficácia da aplicação da vacina Sinovac Biontech produzida e envazada no Brasil pelo Instituto Butantan apontando a segurança e indicação de resposta imune em adolescentes e crianças dos 3 aos 17 anos.

O Ofício lembra ainda que a ANVISA já autorizou a aplicação de doses da fabricante Pfizer nas faixas etárias a partir dos 12 anos.

“Solicitamos especial atenção de Vossa Excelência, em incluir no Programa Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, e no Programa  de Vacinação do Estado de Mato Grosso do Sul, as faixas etárias de 03 a 17 anos, sendo que, de 03 a 11 anos, imunização com a vacina Sinovac  e de 12 a 17 anos, com a vacina da Pfizer, com o intuito de iniciarmos o retorno às aulas presenciais no Estado de Mato Grosso do Sul, minimizando os prejuízos causados ao setor da educação”, pontua o oficio.

O documento encerra solicitando ainda, caso haja a impossibilidade da inclusão das faixas etárias propostas, dentro do calendário nacional, que seja realizado um projeto com a participação do Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde, Municípios de Mato Grosso do Sul, CSEMS-MS e CONASEMS para que, levando em conta o avançado estágio de imunização em MS, seja autorizado a realização do planejamento da imunização das faixas etárias de 03 a 17 anos, visando o retorno das aulas presenciais em Mato Grosso do Sul.

Vacinar Crianças
Ministro da Saúde Marcelo Queiroga ao lado do presidente da COSEMS-MS e Secretário Estadual de Saúde Geraldo Resende

“MS está com quase 75% da sua população vacinada, solicitamos ao Sr. Ministro a possibilidade de fazer aplicação da Coronavac para crianças a partir de 3 anos, que já foi aprovada pelo Butatan, e de adolescentes, para que possamos fazer uma volta as aulas com mais tranquilidade para todas as famílias brasileiras”, afirmou Rogério Leite.