PF apreende 21 mil litros de produto usado no refino de cocaína em Corumbá

Você está visualizando atualmente PF apreende 21 mil litros de produto usado no refino de cocaína em Corumbá
Cinco caminhões foram utilizados para remover produtos do estacionamento / Foto: Divulgação PF
  • Autor do post:
  • Post publicado:15 de julho de 2021

Corumbá (MS)- Após o recebimento de denúncias, policiais federais da delegacia de Corumbá, apreenderam cerca de 21 mil litros de Acetato de Etila, produto químico utilizado por traficantes no refino da Cocaína.

De acordo com nota emitida pelo órgão, todo material estava pronto para seguir até a Bolívia. O produto químico tem a venda controlada pela Polícia Federal.

No local estavam o responsável pelo estacionamento, bem como o irmão do proprietário da carga, que não se apresentou. Ambos foram conduzidos à delegacia de polícia federal, onde foram ouvidos e liberados.

Toda a mercadoria foi apreendida, pois não possuía a autorização específica para sua comercialização, bem como para exportação e armazenamento.

Militares da Marinha do Brasil auxiliaram na remoção do material que foi transportado por caminhões da Força Militar até o depósito da Receita Federal de Corumbá no Posto Esdras.

Rota de entrada

A Polícia Federal destaca que a rota de Corumbá tem sido muito utilizada pelos traficantes na tentativa de ingressar ao país vizinho com o produto químico. Somente em 2021 está é a terceira apreensão realizada pelas forças de segurança que atuam na região de fronteira.

No dia 23 de abril, 15 pessoas chegaram a ser detidas após agentes da PRF interceptarem um carregamento que se preparava para deixar o país. Na ocasião cinco mil litros do produto foram apreendidos além de carros com placas da Bolívia que seriam utilizados no transporte.

No início de junho, outro carregamento com cinco mil litros do produto químico, que seguia em um caminhão pela BR-262 foi apreendido pela PRF.

Segundo investigações da Polícia Federal, o interesse do narcotráfico no produto químico se deve ao fato do Acetato de Etila proporcionar um refino mais sofisticado da cocaína, aumentando a produtividade e consequentemente o lucro das quadrilhas.

Ainda conforme a PF, traficantes conseguiriam produzir uma quantidade maior de entorpecente utilizando a mesma quantidade de matéria prima (Folha de Coca), quando associado o uso do produto químico.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular