Com apoio do exército moradores do Taquari recebem vacinação contra covid-19

You are currently viewing Com apoio do exército moradores do Taquari recebem vacinação contra covid-19

A Prefeitura de Corumbá, por intermédio da Secretaria de Saúde e com o apoio logístico do Exército Brasileiro, está vacinando contra a Covid-19 a população ribeirinha na região do Taquari.

“Levar a vacina contra a Covid para a população ribeirinha é um desafio, além da grande extensão territorial temos a sazonalidade da cheia e da seca. Nas localidades mais próximas o acesso foi feito por via terrestre, outras como a parte alta do Rio Paraguai e São Lourenço, a equipe foi de barco, para a primeira dose tivemos o apoio da Acert, e a segunda foi com o Programa Povo das Águas, e agora o Exército nos ajudou, tudo requer muito planejamento e logística. Atender a população ribeirinha é um dos compromissos da gestão”, destaca o prefeito Marcelo Iunes.

PUBLICIDADE

O Secretário de Saúde, Rogério Leite relata que cerca de dois mil moradores na região com idades acima dos 18 anos estão cadastrados no município. “nós temos mais de 2mil ribeirinhos com mais de 18 anos cadastrados na rede de saúde, somente no dia 15, nas regiões de Rio Negro, Corixão, Cedro e Cedrinho mais de 231 foram atendidas, os maiores de 18 anos com a vacina contra a Covid-19 e as crianças com as vacinas do calendário infantil. Ao todo, mais de 1.660 ribeirinhos já tomaram a primeira dose contra a Covid-19, sendo que 847 já tomaram as duas”.

Joseinei Severino dos Santos, agente da Defesa Civil explica “para chegar em Corixão são necessárias mais de 15hs por via terrestre, a estrada é de difícil acesso, o carro atola, quebra e há trechos que temos que seguir de barco. Com a aeronave do exército demoramos menos de 30 minutos”.

“O apoio do exército foi fundamental, agradecemos ao CMO, a 18º Brigada e o 3º Batalhão de Aviação do Exército, que disponibilizaram 2 aeronaves tipo Pantera, e duas a técnicas de enfermagem que auxiliaram as vacinadoras”, reforça o chefe do Executivo Municipal, Marcelo Iunes.

A moradora da região do cedro, Elizabete Castelo Costa Sores, conta “para nossa região é uma dificuldade ir até a cidade, agradeço a equipe da saúde que trouxe a vacina para nós, a Covid-19 é uma doença muito grave que está matando muitas pessoas, agora todos já estão vacinados”.

Do dia 16 a equipe estará em São Domingos, na escola Santa Aurélia, pela manhã e no Bracinho, na escola Sebastião Rolon, no período da tarde.