Secretaria de Saúde convoca pacientes para segunda dose da vacina contra covid-19

Você está visualizando atualmente Secretaria de Saúde convoca pacientes para segunda dose da vacina contra covid-19
  • Autor do post:
  • Post publicado:17 de maio de 2021

Corumbá (MS)- A Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá, destacou em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (17), a importância da população que faz parte dos grupos prioritários contemplados pelo Plano Nacional de Imunização, em comparecer nos postos de vacinação para recebimento da segunda dose da vacina contra covid-19.

Segundo as informações prestadas pelo secretário Rogério Leite, somente na área urbana da cidade, mais de 130 pessoas deixaram de concluir o ciclo de imunização.

Uma das possibilidades para a baixa procura pela D2, pode estar relacionada as reações, atribuídas aos imunizantes e informações desencontradas sobre a eficácia da vacina que são divulgadas na internet.

O secretário, no entanto, reforça a importância da imunização para o combate da doença que já fez mais de 350 vítimas fatais na cidade.

“A imunização é a única forma segura e comprovada até agora, para combater a doença. As pessoas estão deixando de comparecer até os pontos de vacinação e pelo que estamos verificando, muitos estão com receio de tomar a segunda dose, depois de terem apresentado alguma reação à primeira dose, o que é extremamente normal de ocorrer em qualquer imunização”, destacou o Rogério.

Apesar do atraso no envio das doses que ocorre em todo o país, a secretaria de saúde destaca que a demora não atrapalha na eficácia da imunização.

“O importante é que as pessoas recebam a segunda dose, mesmo atrasada, só assim a pessoa pode se considerar imunizada”, destacou.

Imunização por idade

Uma das preocupações da Secretaria Municipal de Saúde é avançar com o público prioritário de vacinação para então, dar início a imunização por idade.

“Já solicitamos autorização para que, logo que concluirmos a imunização da segunda dose da vacina aos grupos prioritários, darmos início a vacinação por idade. Este é o entendimento dos municípios e da direção dos secretários municipais de saúde, mas que não foi determinado pelo Ministério da Saúde e desde então estamos seguindo a risca as determinações do PNI para imunização da população”, disse.

refrigeradores vacina
Município fez aquisição de cinco refrigeradores para armazenamento de vacinas

Aumento de casos

Outra preocupação da secretaria Municipal de Saúde é com a possibilidade da chegada de uma terceira onda da doença no país. Corumbá, de acordo com o secretário, tem observado nos 15 primeiros dias do mês de maio, um aumento exponencial do número de casos positivos da doença em comparação com o mesmo período do mês anterior.

“Enquanto no mês de abril, tínhamos uma média de 35 casos positivos por dia, nesses 15 dias de maio este número passou para 45. Estamos atentos aos indicadores e reforçamos a necessidade de se respeitar as medidas estabelecidas nos protocolos de biossegurança”, ressaltou.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular