MS registra queda de 38% no número de roubos, outros crimes também apresentaram queda

Você está visualizando atualmente MS registra queda de 38% no número de roubos, outros crimes também apresentaram queda
  • Autor do post:
  • Post publicado:24 de março de 2021

O número de roubos em Mato Grosso do Sul teve queda de quase 38% entre os meses de janeiro e fevereiro, no comparativo entre os anos de 2020 e 2021, de acordo com o levantamento feito pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Em Campo Grande a queda nesses crimes chegou a 34,5%. Já os roubos em comércio, tambem na Capital, tiveram redução de 47,5%.

Conforme o delegado titular da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF), Reginaldo Salomão, o diálogo entre as forças e o investimento feito no trabalho de inteligência da Policia Civil contribuiram para que as ocorrências de roubos diminuíssem.

“Além de aumentar o diálogo entre as forças, passamos a atuar em regiões críticas, apontadas pela inteligência, que mostram os bairros e ruas mais atingidos por esse tipo de crime”, explicou Salomão.

A DERF ainda recebeu recursos do Governo do Estado que resultaram na reestruturação da unidade e aquisição de armas, munições e viaturas, conforme ressaltou o delegado.

“Essa dimunição do crime é resultado de um conjunto de ações, além dos recursos provenientes do Governo do Estado. Especializamos uma equipe em furtos de alta monta e outra em comércio sensível, como farmácias. Aumentamos também o efetivo policial, proporcionamos treinamento e criamos o NIP (Núcleo de Inteligência Policial)”, disse Salomão.

No interior do Estado a diminuição de roubos ao comércio também se destacou, com índice 37% menor entre janeiro e fevereiro de 2021, em comparação com o ano passado. Em via urbana a quantidade de roubos representou uma queda de 35,5%.

De acordo com o comandante da Policia Militar de Mato Grosso do Sul, coronel Marcos Paulo Gimenez, são várias as circunstâncias que proporcionam redução na criminalidade.

“Uma das circunstâncias, certamente foi a otimização dos recursos materiais e humanos através de um trabalho de inteligência e planejamento onde realocamos o efetivo de forma estratégica evitando-se a sobreposição e o retrabalho do policiamento”, salientou.

O comandante reforçou ainda que a redução nos indices de criminalidade aumentam, consequentemente, a sensacão de segurança na população.

Homicídios

Ainda segundo o levantamento, Mato Grosso do Sul também viu outros crimes como furtos de veículos, homicídio doloso e homicídio culposo no trânsito diminuírem com os seguintes índices: 22,7%,18,1%, 24,4%, respectivamente.

Na faixa de fronteira, que compreende as cidades na divisa dos países vizinhos a Mato Grosso do Sul –Paraguai e Bolívia-, os crimes de homicídio doloso tiveram redução e o policiamento ostensivo foi o responsável pela queda de 19,5% nos casos.  

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular