Com estoque em nível crítico, medicamento para intubação pode acabar em 15 dias, alerta secretário

Você está visualizando atualmente Com estoque em nível crítico, medicamento para intubação pode acabar em 15 dias, alerta secretário
  • Autor do post:
  • Post publicado:19 de março de 2021

Essenciais para o tratamento de pacientes em estado grave de covid, os medicamentos que compõem o kit intubação estão com estoque baixo e podem acabar dentro de 15 dias em Mato Grosso do Sul, segundo informou o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende.

“Aqui estamos com falta. Segundo os estoques dos hospitais levantados [pela SES], dá para no máximo de 15 a 20 dias”, informou Resende.

Conforme o secretário, MS e demais estados da federação alertaram o Ministério da Saúde sobre a situação. “O governo federal fez a requisição administrativa dos estoques das indústrias nacionais e está fazendo tratativas”, explicou.

O kit intubação é composto por medicamentos para anestesia, sedação e relaxamento muscular.

Alerta

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde já vem alertando o governo federal sobre a situação há semanas. Conforme a entidade, pelo menos dez estados do país estão com falta de onze medicamentos do kit intubação e o estoque de bloqueadores musculares é crítico em todo o país.

O Ministério da Saúde informou que fez, na quarta-feira (17), uma requisição administrativa de 665.507 medicamentos para intubação para um período de 15 dias.

Na quinta-feira, houve reunião da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) com representantes do setor privado e Associação Médica Brasileira em que foi garantido que os insumos cheguem aos hospitais sem prejuízo para a eficácia, a qualidade e as segurança dos medicamentos.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular