Devido a alta procura, o Centro de Saúde da Mulher prorrogou a coleta de preventivo em horário noturno. Quem ainda não realizou o exame poderá comparecer no Centro de Saúde da Mulher até sexta-feira, 19 de março, das 17h às 19h45, não é necessário agendar, basta levar o cartão do SUS, documento pessoal, e caso tiver o último exame.
Para garantir que o resultado do exame de Papanicolau seja o mais correto possível, a mulher deve, nas 48 horas anteriores à realização do exame: abster-se de ter relações sexuais (mesmo com camisinha); evitar o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais, como espermicidas, por exemplo; não realizar exame ginecológico com toque, ultrassonografia transvaginal ou ressonância magnética da pelve.
É importante também não estar menstruada, e aguardar o quinto dia após o término da menstruação, gestantes podem realizar o exame, sem riscos de saúde para ela ou para o bebê. Pequenos sangramentos de origem não menstrual não constituem impedimento para a coleta, principalmente em mulheres pós-menopausa.
O preventivo é um exame muito importante para a saúde da mulher, tem o objetivo de fazer o diagnóstico precoce das lesões precursoras do câncer do colo do útero. Deve ser realizado por todas as mulheres, que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 a 64 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos.