Corumbá (MS)- A alta na demanda por atendimento médico que tem motivado um longo tempo de espera por parte dos pacientes que procuram a unidade do Pronto-Socorro de Corumbá, motivou o requerimento apresentado pelo vereador Nelsinho Dib (MDB) a reivindicar junto à Prefeitura, a disponibilização de mais médico em regime de “Plantão Presencial Exclusivo”.
A solicitação foi feita durante sessão do Poder Legislativo corumbaense, direcionado ao secretário de Saúde Rogério Leite, com cópia ao prefeito Marcelo Iunes.
O vereador explicou que a procura pelo Pronto Socorro tem sido intensa, e que o atendimento está sendo demasiadamente demorado. Citou que isso se deve ao fato de, no local, ter somente um médico atuando, o que acaba causando revolta por parte da população.
“A demora é longa e em se tratando de saúde, temos que buscar soluções. Por isso mesmo estamos pedindo a disponibilização de pelo menos dois médicos, em Clínica Médica, em todos os períodos de trabalho (manhã, tarde e noite), para atendimento na forma de “Plantão Presencial Exclusivo”, no Pronto Socorro”, explicou.
Disse que isso é “um pleito constante, quase uma súplica, das pessoas que buscam atendimento no local. Além disso, será importante para desafogar o atendimento, evitando aglomerações de pacientes e acompanhantes, importante em uma época de pandemia da Covid, lembrando que lá, a busca se deve por outras doenças, não só causada pelo coronavírus.
Nelsinho observou que muitos poderiam se dirigir às unidades de saúde, mas também terão dificuldades de atendimento, além do fato de que, no Pronto-Socorro, terão acesso a medicamentos que, muitas vezes, estão faltado na farmácia municipal.
“Sabemos que isso é um problema antigo, mas que, enquanto não for solucionado, o Pronto Socorro Municipal realize os ‘Atendimentos de Urgência e Emergência’, deixando que ‘Atendimentos Ambulatoriais e os Especializados’ sejam realizados pelos entes específicos da Rede de Saúde Pública que existem, com essas únicas finalidades”, completou.
Reforma
Ainda com relação ao Pronto Socorro, o vereador está pedindo a realização de serviços reparos e pintura, bem como a instalação e reparo de ventiladores no setor de atendimento e triagem. Explicou que o prédio está necessitando de reparos e melhores condições para receber a população.
“O novo Pronto Socorro está em construção, mas enquanto não entre em funcionamento, é preciso melhorar a estrutura do prédio que está à disposição da população, dentro dos devidos padrões de conservação predial que possam gerar aos usuários dos serviços públicos de saúde, uma razoável qualidade e conforto”, disse.
Unidades de saúde
Em relação às unidades de saúde, o vereador pediu ao titular da pasta de saúde a disponibilização de um médico para atender na Unidade de Saúde Bonifácio Tiaen, na rua Pastor Carlos Padilha de Siqueira, Bairro Padre Ernesto Sassida; vacinador (a) para atender na Unidade de Saúde Humberto Pereira, na Rua Luís Feitosa Rodrigues esquina com a Duque de Caxias, no Bairro Nossa Senhora de Fátima, bem como recompor a equipe com números adequados de Agentes Comunitários de Saúde da mesma unidade.