Ônibus que fazia desembarque irregular de estrangeiros é apreendido em Corumbá

No momento, você está visualizando Ônibus que fazia desembarque irregular de estrangeiros é apreendido em Corumbá
Veículo foi abordado por agentes da Força Nacional na região de fronteira com a Bolívia
  • Autor do post:
  • Post publicado:23 de fevereiro de 2021

Corumbá (MS)- O trabalho integrado entre a Força Nacional, Polícia Federal e o Grupo de Fiscalização Integrada (GFI) da prefeitura de Corumbá, apreendeu nesta segunda-feira (22), um ônibus que realizava fretamento irregular em desconformidade com o decreto municipal que regimenta o desembarque de passageiros, estabelecendo horário para realização do serviço, número máximo de passageiros e ainda as determinações das medidas de biossegurança em contingência a propagação da Covid-19.

Segundo informações do Coordenador de Fiscalização Integrada do Município de Corumbá, Luciano Cruz Souza, a abordagem foi realizada por agentes da Força Nacional na região de fronteira com a Bolívia, nas proximidades do Posto Esdras.

Foi verificado que o veículo transportava o total de 39 passageiros, todos de nacionalidade boliviana que seguiam com destino ao país vizinho. Nenhum dos estrangeiros apresentaram exame de Covid-19, requisito exigido pelas autoridades bolivianas para o ingresso no país.

GFI1
39 passageiros de nacionalidade boliviana estavam dentro do veículo que não cumpria as determinações de biossegurança

O ônibus vindo de São Paulo, descumpriu ainda as determinações que estipulam o embarque e desembarque de passageiros que somente podem ser realizadas na Rodoviária Municipal. NO âmbito da Polícia Federal, foi verificado ainda a ausência de passaporte por parte dos passageiros que portavam apenas cédula de identidade ou registro nacional de estrangeiros, apenas um dos passageiros apresentou o passaporte.

As informações estavam inconsistentes com o que constava na licença emitida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres ANTT apresentada pelo condutor em que mencionava que os passageiros teriam apresentado passaportes para identificação dos passageiros.

Diante das infrações, o veículo foi apreendido e levado ao pátio da Prefeitura de Corumbá. Já os cidadãos de nacionalidade boliviana foram encaminhados à Polícia Federal para realização dos procedimentos migratórios.

Fronteira Fechada

Vale ressaltar que as fronteira brasileiras seguem fechadas para o trânsito de estrangeiros desde o início da pandemia. O trafego é liberado apenas para cidadãos residentes nas chamadas cidades gêmeas que compreendem nesta região aos municípios de Corumbá, Puerto Suarez e Puerto Quijarro, desde que respeitada as medidas de biossegurança determinadas pelas autoridades locais.

GFI3
Fronteira permanece fechada para o transito de pessoas que não sejam residentes da área consideradas cidades gêmeas