Quedas de árvores mobilizam equipes do Corpo de Bombeiros em Corumbá

queda-de-arvores
Árvore caiu sobre via pública / Fotos: Divulgação Ascom CBMS
  • Autor do post:
  • Post publicado:12 de fevereiro de 2021
FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare

Corumbá (MS)- A central de operações do 3º GB de Corumbá, registrou nas últimas 24 horas o total de 14 ocorrências na cidade.

De acordo com as informações, em destaque estiveram o atendimento a duas ocorrências solicitando a poda de árvores que teriam caído sobre uma residência e em via pública.

 A primeira ocorreu no bairro Cristo Redentor onde o proprietário de um imóvel solicitou a presença da guarnição após um pé de Bocaiúva, cair sobre o telhado da sua casa.

Não houve registro de feridos, apenas danos no telhado do imóvel. Foi realizado o corte e liberação da área que ficou sob a responsabilidade do morador.

A segunda ocorrência ocorreu na rua Cuiabá, onde uma árvore da espécie Flamboyant, caiu em via pública, impedindo o fluxo de veículos e pedestres na região. Foi realizado o corte emergencial e posterior liberação da via. Não foi registrado nenhum ferido ou danos materiais.  

Serviço

O corte ou poda da árvore realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar somente é efetuado quando oferece risco eminente de queda sobre em imóvel ou outro bem do solicitante, ou emergencialmente quando já caiu e é necessária sua retirada sobre o imóvel ou bem.

É importante salientar que o Corpo de Bombeiros quando solicitado, realiza uma vistoria antes de qualquer decisão e nela é constatada a necessidade, ou não, de corte emergencial por risco eminente de queda.

Quando nenhum destes fatores é observado, o corte ou poda não é efetuado e orientado ao solicitante procurar a Fundação de Meio Ambiente ou Defesa Civil de seu município, para que nesses órgãos possa ser lavrado o laudo de vistoria e autorização de corte ou poda e nestes mesmos órgãos o solicitante também é orientado, seja pelo Agente de Defesa Civil ou o biólogo da Secretária de Meio Ambiente, a realizar o corte por iniciativa particular.

Os custos serão arcados pelo proprietário do imóvel ou através de solicitação a órgãos municipais, em alguns municípios a Secretária de Obras também realiza essa atividade de corte e poda de arvores, e em outros este serviço é realizado por empresas terceirizadas da prefeitura.

FacebookWhatsAppTelegramCopy LinkMessengerPrintFriendlyShare