Vídeo: Pacientes ficam em meio a goteiras na Maternidade de Corumbá

Você está visualizando atualmente Vídeo: Pacientes ficam em meio a goteiras na Maternidade de Corumbá
  • Autor do post:
  • Post publicado:25 de janeiro de 2021

Corumbá (MS)- Novas imagens registradas por pacientes que estão em tratamento, algumas em processo de aguardarem trabalho de parto e outras em pós parto, mostram os sérios problemas de infraestrutura com infiltrações e goteiras que afetam os quartos da maternidade de Corumbá.

Mais cedo, pacientes já haviam registrado a inundação da água da chuva que invadiu os corredores da unidade. Funcionários tentavam em vão contornar a situação que obrigou o remanejamento de alguns pacientes.

No vídeo encaminhado para redação do Folha MS, gestantes acamadas estão alocadas em meio a goteiras que escorrem do teto e ainda através da luminária do quarto, passando pela fiação elétrica. Até uma lixeira é usada na tentativa de aparar a água que cai do teto. Funcionários arrastaram aas camas para impedir que a água caísse sobre as gestantes.

Os problemas de infraestrutura e a degradação do único hospital público da região se torna cada vez mais evidente especialmente em dias de chuvas mais forte que expões problemas que podem comprometer o atendimento médico aos pacientes.

No dia 14 de janeiro, também durante o temporal que atingiu a região, a maternidade já havia sido invadida pela água. médicos que trabalham na unidade também denunciaram a precariedade da instalação destinada aos profissionais plantonistas realizarem seus períodos de descanso, alimentação e estudos.

As imagens causaram perplexidade nas redes sociais devido a precariedade do espaço que além de estar com teto completamente tomado pelo mofo, durante o temporal acabou fincando inundado.

R$ 11 milhões em obras

De acordo com informações da prefeitura, o centro obstétrico da Maternidade de Corumbá faz parte das obras contempladas pelo investimento de R$ 11 milhões de reais custeados pelo Governo do Estado.

A obra que conta com mais de um ano de atraso, teve sua previsão de entrega adiada mais uma vez. Alegando a existência de “minadouros” no terreno onde a obra acontece, a inauguração foi adiada para outubro de 2021.

Em contato com o Secretário de Saúde Rogério Leite, o mesmo informou que a empresa responsável pelas intervenções já teria sido notificada.

Projeto do Centro Obstétrico

O projeto do Centro Obstétrico foi elaborado pela arquiteta Albermale Paesano, também da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos. O projeto se trata de reforma e ampliação do espaço já existente. O local será todo readequado para atender à nova norma estabelecida pela Rede Cegonha, do Governo Federal. O projeto contempla readequação da sala de cirurgia, criação de área de vestiário de barreira para poder oferecer área limpa conforme as normas para a sala cirúrgica.

Salas de parto normal foram readequadas com toda infraestrutura para a gestante ter o parto e no mesmo local a criança já ter os primeiros cuidados sob a supervisão da mãe. A higienização e o controle hospitalar serão aprimorados através do novo Centro Obstétrico. O piso será trocado, haverá reforma geral de instalações e o espaço será complementado com rede de gases e cobertura. Enquanto a obra acontecer, as gestantes serão atendidas em local adaptado. De área reformada serão 430,70 m² e ampliada serão de 135 m².

A intervenção no Centro Obstétrico do hospital de Corumbá visa à incorporação do atendimento e serviços relacionados à assistência a gestante nos períodos de pré-parto, parto e puerpério, bem como setorizar e concentrar os serviços e atendimento. Atualmente, a estrutura do local encontra-se com as salas de cirurgia obstétrica desativadas, funcionando no setor uma sala onde ocorrem os partos normais, uma sala para higienização do recém–nascido e um berçário, contrariando o que preconiza a Rede Cegonha. As cirurgias de ginecologia e obstetrícia ocorrem no centro de cirurgia geral do hospital.

*As informações são da Prefeitura de Corumbá

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular