Dez mandados de prisão e 14 de busca e apreensão estão sendo cumpridos pela Polícia Federal e Receita Federal nesta quinta-feira (21) em Dourados, a 233 km de Campo Grande, na Operação Viagem Santa. O objetivo é desmantelar quadrilha de traficantes de drogas.
Os alvos são proprietários e funcionários da empresas de viagens de turismo, uma delas a Euro Tur, que transporta fiéis para visitas ao santuário de Aparecida (SP) e turistas para compras na capital paulista. Ônibus usados para carregar essas pessoas serviam também para envio de cocaína e maconha.
O Campo Grande News apurou que a investigação que culminou com operação de hoje começou em dezembro de 2018, após a delegacia da PRF (Polícia Rodoviária Federal) em Dourados receber informação sobre o esquema de transporte de droga nos ônibus e lavagem de dinheiro ilícito através das viagens de turismo. A delegacia da PF foi comunicada e detalhes do esquema que já tinham sido apurados pela PRF foram compartilhados com a Polícia Federal.
Conforme a Polícia Federal, pelo menos 86 policiais federais e servidores da Receita Federal cumprem os mandados nesta quinta. Em Dourados, as equipes estão em vários locais, entre eles a garagem da empresa, localizada na Rua Araguaia, no Jardim Santo André, e em outro endereço da Euro Tur na Rua Onofre Pereira de Matos. Mandados também estão sendo cumpridos em Deodápolis.
Além das prisões e buscas, a PF faz o sequestro e bloqueio de R$ 10 milhões em bens móveis, imóveis da organização criminosa e de valores depositados em contas bancárias dos investigados. Também estão sendo confiscados 12 ônibus avaliados em R$ 11 milhões. As 44 ordens judiciais foram expedidas pela 2ª Vara Criminal de Durados.