Povo das Águas inicia atendimento aos ribeirinhos da parte alta do rio Paraguai

Você está visualizando atualmente Povo das Águas inicia atendimento aos ribeirinhos da parte alta do rio Paraguai
Fotos: Renê Márcio Carneiro
  • Autor do post:
  • Post publicado:19 de janeiro de 2021

A Prefeitura de Corumbá iniciou na manhã desta terça-feira (19), os atendimentos do programa social Povo das Águas às famílias residentes na região da parte alta do rio Paraguai e rio São Lourenço.  Nesta terça, a prestação de serviços acontece na região do Castelo.

Os profissionais da Prefeitura partiram na noite de ontem, dia 18, para o atendimento aos ribeirinhos. A secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, acompanhou a partida das equipes. Ela destacou que o programa social tem importância fundamental no cotidiano das famílias que moram em regiões de difícil acesso do Pantanal corumbaense, uma vez que leva ações médicas, odontológicas, sociais, assistenciais, educacionais e de fomento a pequenas produções.

A secretária ressaltou que a atuação do Programa Social Povo das Águas atende um rígido protocolo de biossegurança contra a Covid-19. Todos os servidores são testados antes da viagem. A medida busca evitar que a doença atinja os ribeirinhos que vivem nas regiões de difícil acesso do Pantanal corumbaense.

Conforme o cronograma estabelecido pela Municipal de Assistência Social e Cidadania, até o dia 25 de janeiro serão assistidos os ribeirinhos do Alto Pantanal. Entre 28 de janeiro e 05 de fevereiro, a equipe retorna ao Taquari; de 12 a 19 de fevereiro serão atendidas as famílias do Baixo Pantanal; e de 26 de fevereiro a 04 de março os do Alto Pantanal. Desta forma, a Prefeitura completa as ações previstas para 2020, mas que sofreram alteração por causa da pandemia da Covid-19.

Cronograma

Na quarta-feira, dia 20, o atendimento chega aos moradores da região do Porto Santa Catarina, das 08h às 12h, e das 14h às 18h as equipes vão atender no Porto Parada Dura, na casa do senhor Gilcimar e dona Jocy.

No dia 21, quinta-feira, será a vez dos moradores das regiões São Francisco e Mato Grande, das 08h às 12 horas no porto da Casa do senhor Daniel. Das 15h às 17 horas o atendimento será no Porto Bonfim e Porto São Pedro.

Para a sexta-feira, 22 de janeiro, serão atendidos os moradores do Amolar e Barra São Lourenço, das 08h às 12 horas, na Escola Municipal Rural de Educação Integral – Pólo São Lourenço e Extensões.

No sábado, 23, os serviços serão prestados na região do rio São Lourenço e Porto Novo Horizonte, das 09h às 13h no Porto Mangueiral e Porto Novo Horizonte.

O domingo, 24 de janeiro, reserva a descida do rio até a região Domingos Ramos, onde as equipes atenderão na segunda-feira, dia 25, no Porto Maracangalha das 08h às 12 horas. No mesmo dia acontecerão atendimentos nas regiões do Tagiloma, Tuiuiú, Piuval e Capim Gordura na descida do rio. As equipes, que partiram na segunda, 18, às 20 horas, retornam a Corumbá no dia 25.

Levantamento

Parceria da Prefeitura com o Governo do Estado permitirá a realização de um  levantamento, referente às formas de abastecimento de água da população ribeirinha, que fazem divisa com o rio Paraguai, na Serra do Amolar.

A iniciativa tem objetivo avaliar o impacto na qualidade da água para consumo humano nas regiões atingidas pelos incêndios na região do Pantanal, e também para organizar um possível monitoramento da qualidade da água para consumo, bem como apurar a atual situação das condições de abastecimento de água nas populações ribeirinhas.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular