Hemosul e Secretaria de saúde promovem campanha para doação de sangue nos dias 17 e 18 em Corumbá

hemosul
Hemosul convoca doadores para fortalecer estoque de sangue
  • Autor do post:
  • Post publicado:15 de dezembro de 2020

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o Hemosul promovem nesta semana mais uma campanha de doação de sangue. A coleta será realizada nos dias 17 e 18 de dezembro, quinta-feira e sexta-feira, no Núcleo Homeopático localizado na rua Colombo, 1250, entre as ruas 7 de Setembro e 15 de Novembro.

É necessário que todos os doadores utilizem máscara facial e mantenham o distanciamento de pelo menos 1,5 metros entre uma pessoa e outra. Todas as medidas de biossegurança contra a Covid-19 serão tomadas pelos servidores envolvidos na ação. Para evitar aglomeração, militares da Marinha e do Exército farão a doação na quarta-feira, dia 16.

Na quinta-feira, dia 17, a coleta será feita das 7h às 11 horas e das 13h às 17 horas. No dia 18, sexta-feira, o horário é das 7h às 11 horas. Podem doar sangue homens e mulheres com idade a partir de 18 até 69 anos, 11 meses e 29 dias. Doadores de 16 e 17 anos são aceitos na doação se acompanhados dos pais e/ou responsável legal.

3049339f 87ba 4599 a951 1bcca3fe455a

O doador deve estar em boas condições de saúde (sem gripe, resfriado, diarreia ou alergias), sem feridas e/ou machucados pelo corpo ou na boca. Os doadores precisam ter mais de 50 kg, estarem alimentados (o doador NÃO deve estar em jejum); fazer refeições leves e não gordurosas nas últimas 4 horas que antecedem a doação; não tenham ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas que antecedem a doação; não ter fumado nas 2 horas que antecedem a doação.

O doador que testou positivo para a Covid-19 está impedido de doar pelos próximos 30 dias, caso não tenha desenvolvido nenhuma sequela que torne o impedimento definitivo. No caso de pessoas que tiveram contato com alguém infectado pelo coronavírus, a doação pode ser realizada 14 dias após o último contato, se o paciente não apresentar nenhum sintoma.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular