Em contato com Dória e Butantan, Reinaldo confirma recursos para compra de vacina da Covid em MS

Você está visualizando atualmente Em contato com Dória e Butantan, Reinaldo confirma recursos para compra de vacina da Covid em MS

“Nós vamos fazer todo esforço para trazer a vacina para Mato Grosso do Sul, não importa de onde venha, sendo aprovado pela Anvisa, será bem-vinda”, disse o governador Reinaldo Azambuja na manhã de hoje (8). De acordo com Reinaldo, o governo do estado já possui recurso disponível reservado para a compra da vacina.

Azambuja disse, em entrevista, que está em contato com João Dória, governador de São Paulo, e com a equipe do Instituto Butantan, sobre a possibilidade de compra da CoronaVac.

Reinaldo se reúne com o Eduardo Pazuello, ministro da Saúde, além do Ministro-Chefe da Casa Civil, General Ramos, e outros governadores do país, para discutir sobre o PNI (Programa Nacional de Imunização), para cobrar a compra e distribuição de vacinas para o mês de janeiro de 2021. A reunião será via internet.

“Se o ministério não fizer a coordenação, ou não aceitar paternidade de alguma vacina que possa ser aprovada, não tenha dúvidas que nós vamos adquirir no Mato Grosso do Sul. Nós vamos comprar e disponibilizar o plano de vacinação”, comentou Azambuja.

A SES (Secretaria Estadual de Saúde), em conjunto com as demais secretarias de Saúde do País e do DF, defende a posição do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) de defender a incorporação pelo PNI de todas as vacinas contra a Covid-19, com reconhecidas eficácia e segurança, especialmente as que já estão sendo testadas no Brasil, considerada, ainda, a necessidade de se alcançar a imunização de toda a população brasileira, com a máxima brevidade.

Em nota, a SES afirma que “tem como plano B criar um plano próprio de imunização já para janeiro priorizando as populações mais vulneráveis com aquisição própria da vacina”. O Estado recebeu estudos de testes de três vacinas contra COVID-19, coronavac, Jansen/Cilag e BCG.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular